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Acadêmicos de Administração realizam estudo de caso em prestação de serviços

Publicado dia 05/09/2018 às 03:05

Na última sexta-feira (31), os acadêmicos da disciplina de Gestão de Serviços, do 6º período de Administração de Empresas, tiveram a oportunidade de receber a Coach Eva Zancanaro, que apresentou a eles a SBCoaching, franquia por ela representada em Pato Branco. O objetivo da conversa, além de conhecer a empresa, foi, identificar as práticas de gestão de serviços envolvendo clientes, fornecedores e mercado, bem como a as competências, habilidades e métodos gerenciais necessários à superação das expectativas dos clientes. Nesse sentido, a empresária ressaltou o fato de que o serviço, diferente do produto, não pode ser possuído, mas sim vivenciado. Por isso ela compartilhou as estratégias que utiliza pra materializar o seu serviço. No caso do coaching, o couchee (cliente), recebe orientações, desafios, tarefas para cumprir entre as seções. Essas tarefas desafiadoras tem um propósito: elevar a performance do couchee.

Além de compreenderem como funciona a prestação desse serviço, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer sobre o coaching, que é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).

Estudo de casos em serviços

Os acadêmicos do 6º período também estão desenvolvendo um projeto de ensino e extensão intitulado: Estudo de Casos em Serviços. Neste, são desafiados a convidar uma empresa na área de serviços para realizar um diagnóstico, entrevistando o empresário/gestor, aplicando uma pesquisa com clientes e realizando salas de visitas dirigidas com os empresários participantes.

O estudo de caso é a metodologia eleita para esta prática pedagógica, pois é considerado um instrumento didático pedagógico de grande valia quando relacionado à produção de conhecimento e aplicação de conceitos estudados, desafiando o aluno a raciocinar, argumentar, negociar, propor, habilidades essenciais ao profissional da contemporaneidade, tanto do ponto de vista cognitivo como do social.

Para os estudantes de Administração, o uso de casos representa a oportunidade de aplicar teoria à prática, aprimorar habilidades analíticas, trabalhar em equipe e comunicar soluções potenciais para problemas. Um estudo de caso permite a transferência de conhecimentos de dentro de uma organização para o seu exterior. Um estudo de caso documenta a experiência de uma organização na superação de desafios específicos, de maneira que profissionais possam ver os fatos e o contexto associado a práticas, e como estas funcionaram.