Notícia

Acadêmicos de Psicologia compartilham experiências adquiridas em estágios

Publicado dia 05/12/2017 às 11:45

É durante o estágio que o acadêmico tem a oportunidade de colocar todo o seu conhecimento adquirido em sala de aula a serviço da comunidade. Compartilhar esse momento fez parte das atividades do 4º período do curso de Psicologia da Fadep (Faculdade de Pato Branco), durante a última sexta-feira, 01, no Bloco N da Faculdade. 

Em formato de banner, os acadêmicos apresentaram seus relatórios de estágio realizados durante todo o ano de 2017. Ao todo, foram 22 trabalhos apresentados e avaliados por uma banca a partir de aspectos como: clareza na organização visual das informações, clareza na exposição verbal das informações, domínio do conteúdo e pontualidade. 

Coordenadora do curso de Psicologia, a professora Carla Baumer, conta que os trabalhos tiveram duas grandes temáticas. A primeira, sobre o ensino superior (expectativas, colocação profissional) e a segunda sobre as Relações Familiares. De acordo com Carla, a escolha dos temas é definida pelas professoras orientadoras. 

Idealizados dentro das disciplinas de Estágio Básico: Pesquisa em Psicologia I e II, os trabalhos foram avaliados de forma muito positiva pelos docentes. “Foram trabalhos de extrema qualidade”, pontuou a professora Carla ao final das apresentações. Ela destaca ainda que a atividade é fundamental na formação do acadêmico. 

“Toda apresentação, que é realizada em formato de banner, é muito positiva para os alunos porque oportuniza para eles vivenciarem a experiência da apresentação no formato de comunicação cientifica, oportunizando também que os seus resultados possam ser compartilhados publicamente”. 

Desenvolvido na Fadep, o estágio da acadêmica Ana Iurckevicz Dias foi realizado a partir de entrevistas com estudantes dos cursos de Psicologia, Educação Física - Licenciatura, Direito, Enfermagem e Engenharia Civil. O objetivo foi de coletar depoimentos sobre a percepção dos alunos de vários cursos a respeito da experiência do estágio supervisionado. 

Segundo Ana, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que permitiram identificar a exata percepção dos acadêmicos em relação aos estágios. “Eles apontaram que é um momento ímpar, onde coloca-se a teoria da sala de aula em contato com a exata prática do mercado de trabalho e seus desafios”, explicou Ana.

A acadêmica Samara Bortolin desenvolveu seu trabalho sobre os sentidos construídos da mulher na família contemporânea . A pesquisa buscou identificar como a mulher era vista anteriormente e como ela é vista hoje pela sociedade, pela família e por ela mesma. “Encontrei inúmeros desafios em meu trabalho, como tabus a serem derrubados. Aprendi que a mulher não precisa de ninguém além dela mesma”.

Todos os trabalhos apresentados foram orientados pelas professoras Juliane Varaschin e Bruna Freitag. 


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT - PR 9040)

Foto: Rodrigo Bortot