Notícia

UNIDEP integra programa internacional e adota metodologia inovadora para disseminação de práticas empreendedoras

Publicado dia 06/02/2020 às 09:07

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) foi representado pelos professores Me. Ronaldo Bieber e Me. Nelito Zanmaria, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, na Formação de Facilitadores dedicada à capacitação de docentes de Instituições de Ensino Superior associadas ao Semesp, fruto da parceria inovadora da Afya Educacional com a Wadhwani Foundation (WF). O curso aconteceu de 28 a 31 de janeiro, em São Paulo, e foi realizado pela Universidade Corporativa do Semesp e ministrado pelo Head da Wadhwani Entrepreneur no Brasil, Leandro Costa.

O professor Me. Ronaldo Bieber, que coordena o curso de Administração, evidenciou a importância da participação do UNIDEP. “As práticas vivenciadas foram essenciais para a troca de experiências entre diversas iniciativas já realizadas no país. A possibilidade de compartilhar conhecimentos com docentes de outras regiões nos oportunizou muito aprendizado. Essa imersão reforçou a possibilidade de empreender em todos os cursos que ofertamos, pois a metodologia repassada torna-se um excelente programa para sistematizar a cultura empreendedora que acontece historicamente no UNIDEP”, ressaltou.

Ronaldo destaca que o programa aprimorará práticas já vivenciadas pelo UNIDEP nos últimos anos, principalmente por se aproximar da metodologia realizada pelo Startup Garage, promovido pela IES em parceria com o Sebrae/PR. “Sempre tivemos professores e coordenadores engajados e atuantes quando o assunto é empreendedorismo. Por isso, acredito que é importante que façamos, de forma ágil, um repasse dos conteúdos para que os resultados possam ser visualizados ainda neste ano”, pontuou.

O professor Me. Nelito Zanmaria, que lecionada nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, evidencia que o programa, ao disseminar o pensamento empreendedor, também abrange a criação de emprego e renda, o que fortalece o Ensino Superior. “A região Sudoeste do Paraná é conhecida por ter um forte ecossistema de inovação e empreendedorismo. Nesse cenário, o UNIDEP sai na frente por integrar uma fundação internacional que está nos dando apoio com novas tendências, não apenas locais, mas globais. Com esse diferencial, com certeza, as oportunidades surgirão com maior frequência, para alunos e professores”, disse.

Com a metodologia da Wadhwani Foundation, o UNIDEP estará entre os precursores de um ciclo no Brasil, integrando as primeiras turmas do programa. Agora, os professores Ronaldo e Nelito serão os facilitadores desse modelo de empreendedorismo acadêmico no Centro Universitário de Pato Branco, em que as atividades do UNIDEP contarão com monitorias de profissionais de várias regiões do Brasil e também da Índia.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: agencia@unidep.edu.br // (46) 3220 3015