Notícia

Programa de Atendimento do Discente realiza palestra para alunos concluintes

Publicado dia 06/11/2018 às 10:07

Por iniciativa do Programa de Atendimento ao Discente (PADIS), a FADEP recebeu na semana que passou o Coach Gerson Luiz Zimmer, que palestrou para acadêmicos concluintes e formandos de diversos cursos da instituição.  Com o tema “ O futuro em suas mãos”, Zimmer abordou assuntos relacionados aos desafios da vida, direcionando sua fala para o momento de transição no qual estão inseridos os alunos em fase final de seus cursos. Em sua abordagem, o palestrante, cujo extenso currículo inclui graduações em Administração e Direito, MBA em Marketing e diversos cursos de formação em Coach em instituições no Brasil e exterior, provocou positivamente o público, analisando situações referentes às mudanças constantes, aos princípios e valores de cada um, e às escolhas, esclarecendo tópicos acerca da auto responsabilidade e do fato de não sermos vítimas do ambiente no qual estamos inseridos. Zimmer também abordou de forma dinâmica pontos que, segundo ele, são estratégicos e primordiais ao sucesso e ao desenvolvimento, tais como autoconhecimento, foco, prioridades, desafios, oportunidades, autoestima e propósito de vida.

Para a coordenadora do Padis, Jaqueline Bernardi, a fala direcionada aos alunos concluintes, foi um momento de grande importância para todos, possibilitando a reflexão sobre escolhas que, necessariamente, por força do momento no qual estão inseridos, já começam a ser feitas. “É muito importante que nossos alunos já na fase de conclusão de seus cursos possam visualizar o futuro a partir de uma perspectiva positiva, partindo do princípio de que cada um é autor de sua própria história, reconstruindo padrões culturais baseado em novas escolhas, mais conscientes de si e das oportunidades que os rodeiam”, ressaltou.

Canalizar energias para obter resultados

Além de acadêmicos de grande parte dos cursos da Fadep, a palestra reuniu coordenadores, professores e diretores, que destacaram a importância de que temas como os abordados na palestra sejam trazidos para a reflexão de alunos concluintes. Com esse entendimento, Carla Ruedel, coordenadora de Administração, pensa que “palestra oportunizou aos acadêmicos concluintes da FADEP uma reflexão profunda sobre o propósito de cada um. Concluir os estudos aumenta a ansiedade e gera medos, por isso é essencial nos autoconhecermos para trabalharmos nossos limites e nos projetarmos, com competência e humanidade, no mundo do trabalho".

Para encerrar, vale lembrar um dos ensinamentos trazidos por Gerson Zimmer aos presentes, no sentido de que os pensamentos devem ser dirigidos para o aspecto positivo, para o otimismo, permitindo com que a energia amarga e negativa que eventualmente estiver ao seu redor, seja canalizado para uma harmonia prazerosa, com vantagens para todos.