Notícia

Com o tema Psicologia Hospitalar, curso de Psicologia realiza sua Jornada Acadêmica

Publicado dia 06/11/2018 às 11:32

Para discutir questões pertinentes à Psicologia Hospitalar, com ênfase na atuação do psicólogo neste ambiente, o curso de Psicologia da FADEP realizou no final de outubro a sétima edição de sua Jornada Acadêmica, no qual acadêmicos e profissionais da área tiveram a oportunidade participar de palestras e oficinas especialmente preparadas para discutir o tema.

Na noite de abertura, a palestra esteve a cargo da psicóloga Iolanda de Assis Galvão, Diretora do Serviço de Psicologia do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, que abordou a temática “O adoecer, a morte e o luto do paciente oncológico”. Em uma abordagem que estimulou os presentes a uma profunda reflexão sobre o tema, a palestrante discutiu temas como a qualidade de vida em pacientes oncológicos, inclusive no momento da morte. Iolanda também abordou o trabalho em equipe com os pacientes, abordando o tema de forma a desmistificá-lo para os presentes.

A segunda noite foi reservada às oficinas, que abordaram os seguintes temas: Musicoterapia, a cargo de Jéssica Yohana Gribler, psicóloga do Hospital São Lucas, de Pato Branco; Amamentação, ministrada pela enfermeira Patrícia de Oliveira Furukawa; Técnicas de Vinculação, conduzida pela enfermeira Silvana Turatto Longui, e; O Lúdico no Hospital, no qual a psicóloga clínica Russélia Godoy abordou a utilização de jogos e brincadeiras com crianças internadas.

A palestra da noite de encerramento da 7ª Jornada, evento que foi integralmente organizado pelos acadêmicos do 6º período de Psicologia, ficou a cargo da Diretora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, Angela de Leão Bley, que abordou o tema “O papel do psicólogo no hospital”, onde os presentes tiveram a oportunidade de visualizar a extensão do campo de atuação de profissionais de psicologia em ambientes hospitalares.