Notícia

Acadêmicos da FADEP se unem e reorganizam Associação Atlética para promover integração entre todos os cursos

Publicado dia 08/04/2019 às 06:41

A Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Pato Branco (AAA-FADEP), anteriormente chamada de Associação Atlética Acadêmica das Engenharias (AAAE-FADEP), está vivendo um novo momento. Como parte das novidades, na última quarta-feira, dia 03, aconteceu a seletiva para composição da nova diretoria, oportunizando que alunos de outras áreas participem. Neste ano, além da nova seletiva, as ações e projetos também passam a abranger todos os cursos da Instituição, o que já está acontecendo e oportunizando a integração entre os acadêmicos.

A Atlética da FADEP foi criada em meados de 2017 e surgiu com o intuito de desenvolver o esporte universitário na Instituição, visando a melhoria da saúde mental e física. Soma-se a isso, ainda, projetos sociais, de integração, esportes das mais diversas variedades e ações de valorização e auxílio ao acadêmico, que estão sendo desenvolvidas.

“A partir de agora, entre os novos projetos do ano, nossa equipe esportiva quer participar com mais atletas do JOIA 2019 - Jogos Inter Atléticas do Sudoeste do Paraná, do qual participamos no ano passado, pois queremos elevar ainda mais o núcleo da faculdade. Além disso, temos a intenção de integrar os acadêmicos de todos os cursos, para que eles vejam que a faculdade tem momentos prazerosos de união intercursos”, pontua Yuri Rauta, acadêmico do 9º período de Engenharia Civil e atual presidente da AAA-FADEP.

Além disso, neste momento, uma nova identidade visual foi criada, afirmando o novo posicionamento dentro da faculdade, o que contou com a participação de alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda. O curso, que está participando desta fase de transição, também é responsável pelo Departamento de Marketing e criação de produtos, visando resolver problemas comunicacionais e contribuir para o crescimento da AAA-FADEP. 

“O curso de PP sempre esteve muito presente dentro da faculdade, mas sentimos a necessidade de fazer ‘história’ e deixar um legado na FADEP. Ao entrarmos em contato e conversarmos com o pessoal da Atlética, vimos nossa oportunidade de contribuir em algo que pode se tornar muito grande. Viemos, então, a incentivar a mudança do estatuto, para abranger outros cursos e, logo em seguida, ajudamos nesse processo de transição”, explica Joana Novello, acadêmica do 5º período de Publicidade e Propaganda, integrante da Diretoria de Marketing da AAA-FADEP.

Sobre a nova identidade, os acadêmicos de PP preservaram o antigo mascote, o guaxinim, mas que agora possui cores marcantes e traços fortes, tornando o logotipo mais representativo para ser aplicado, inclusive, em divulgações de competições esportivas. “Vimos a necessidade de uma identidade visual completamente nova e original, para posicionar a AAA-FADEP nessa nova fase, de Atlética de campus. Nesse sentido, os acadêmicos também podem contar com informações e novidades pelas redes sociais e outros canais, além de produtos pensados e criados com o intuito de dar orgulho para quem usá-los”, destaca Joana.

A diretora Acadêmica da FADEP, Ornella Bertuol, avalia que o engajamento dos acadêmicos acompanha a nova fase vivida pela instituição, que passou a integrar o Grupo Afya, que possui 11 instituições de Ensino Superior em várias regiões do Brasil. Para ela, “o fortalecimento da AAA-FADEP revela o nível de integração entre os acadêmicos da Instituição e representa a certeza de que a formação construída vai além do âmbito profissional, contemplando a consciência social e a qualidade de vida, elementos que são extremamente necessários para profissionais de sucesso”.

Time de CS:GO da AAA-FADEP

Neste ano, ainda, a AAA-FADEP conta com um time de jogos eletrônicos para participar de campeonatos de CS:GO. Acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Engenharia de Software são os responsáveis pela ideia de integrar o eSPORTS dentro da instituição. No último final de semana, dias 30 e 31 de março, o grupo participou da primeira fase da seletiva do Torneio Universitário de eSPORTS (TUES), um dos maiores do gênero realizado no país. A equipe AAA-FADEP ficou em 4° lugar, perdendo na semifinal da lower para a equipe da UTFPR de Cornélio Procópio. Ao todo, 12 times do Paraná participaram da fase regional do campeonato.

Embora este tenha sido o primeiro campeonato juntos, os acadêmicos destacaram-se diante de times já firmados no cenário. Além disso, alguns dos jogadores da equipe já têm experiência na modalidade, jogando no mesmo time, como ocorreu na 1º Copa Paraná de CS:GO, quando ficaram em 3º lugar com a equipe Spray Bom, de Francisco Beltrão. Na ocasião, participaram do campeonato 18 times na fase presencial, onde a equipe campeã foi a Gade Gaming, na época, de São Paulo.

Texto: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 - PR

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.