Notícia

Semana Acadêmica de Educação Física e Estética e Cosmética discute a busca do corpo perfeito

Publicado dia 08/11/2018 às 05:22

No final do mês de outubro o curso de Educação Física retomou sua semana acadêmica, que, na atual edição, trouxe como novidade o fato de ser realizada em conjunto com o curso de Estética e Cosmética. Como forma de estabelecer uma temática que atendesse aos interesses dos acadêmicos de ambas as áreas, as coordenações dos cursos estabeleceram como tema “A Busca do Corpo Perfeito”, que, conforme o coordenador dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, Joel Oliveira de Souza, além de abordar questões bastante atuais e pertinentes às duas áreas, também possibilitou uma busca mais ampla de palestrantes e facilitadores dos minicursos oferecidos aos participantes.

Esta visão se confirmou já na noite de abertura do evento, no qual, em formato Sala de Visitas, foi realizado um debate que teve como participantes o cirurgião plástico Vinícius Júlio Camargo, o nutricionista esportivo e profissional de Educação Física Mateus Santos, o personal trainer Cleiton Klauss e a psicóloga Russélia Godoi, após apresentarem individualmente suas abordagens acerca do eixo temático do evento, tiveram a oportunidade de debater entre eles. Segundo Joel, “um dos melhores debates já realizados em eventos da Educação Física, principalmente pela profundidade e pela qualidade com que cada um dos debatedores apresentou os tópicos relacionados especificamente à sua área”.


A segunda noite do evento foi reservada a uma série de minicursos, cujos temas foram definidos de forma a atender às demandas e interesses de acadêmicos das duas áreas. Entre os temas apresentados: Limpeza de pele; Pré-verão; Yoga e meditação; Ateliê de penteados; Maquiagem artística; Libras; Pilates; Corrida de rua e Tecnologias na preparação física desportiva. Para a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Solange Copetti, “a intenção foi proporcionar aos acadêmicos uma série de cursos que, se realizados em um ambiente externo à Semana Acadêmica, teriam um curso bastante elevado”, algo que foi muito bem recebido pelos participantes do encontro, haja vista o excelente número de participantes em todos os minicursos oferecidos.


Empreendedorismo e exposição de produtos


Como o mercado de trabalho tanto para Educação Física quanto para Estética e Cosmética apresenta uma série de oportunidades para aqueles que desejam empreender, a coordenação do evento convidou o professor da FADEP e consultor do SEBRAE, Alaxendro Dal Piva para falar sobre empreendedorismo. Na pauta, os cuidados que os egressos devem ter ao optar por serem donos dos próprios negócios. “Não basta apenas querer empreender, é preciso com as coisas sejam realizadas a partir de um planejamento que vá garantir a sobrevivência do negócio, mesmo por que as áreas envolvidas, Educação Física e Estética e Cosmética, por serem bastante promissoras, são um terreno fértil para o surgimento de um grande número de empreendimentos”, destacou Dal Piva, lembrando que apenas a vontade de empreender não é garantia de que o empreendimento será exitoso.  Ainda na segunda noite, em uma abordagem cujo foco eram os acadêmicos de licenciatura, foi realizada a palestra “Diversidade e Diferenças: na Escola e na Sociedade”, a cargo da psicóloga Isadora Ferreira, em uma abordagem que, na opinião do coordenador dos cursos de Educação Física, vem ao encontro da realidade atual das escolas, onde a diversidade nem sempre é trabalhada da forma correta.


A terceira da Semana Acadêmica ficou reservada para novos minicursos de Estétic e Cosmética, com os seguintes temas: Cintura fina, a cargo da equipe da Valmari Dermocosméticos; Chave da Juventude, com a Bioage; Ateliê de Penteados, com Murilo Bennemann; Aplicabilidade de óleos essenciais na estética facial, com Tainá Bonamigo; Make Glam, com Sayonara Schibichevski. Para a Educação Física os temas foram: Atividades adaptadas para alunos com deficiência, com Quitéria Ramos; Pilates Solo, com Patrícia Bueno, e; Corrida de rua com eficiência, com Pedro Umbelino. A semana acadêmica encerrou-se no sábado, 20 de outubro, com o minicurso MMT: Modalidades Mistas de Treinos - Cross Training, a cargo do professor Cassius Clay Brandelero, da Cross Pato.


Na avaliação das coordenações responsáveis pela organização do evento, que contou ainda com uma exposição de produtos de estética e condicionamento físico, realizada para toda a comunidade acadêmica, o evento foi totalmente exitoso, não só pelo ótimo público que se fez presente em todas as atividades propostas durante os quatro dias, como também pela qualidade das palestras e minicursos ofertados.