Notícia

Curso de Pedagogia vivencia oficina de robótica ministrada por alunos do Colégio Sesi

Publicado dia 10/05/2019 às 12:20

Na quarta-feira, dia 08, os alunos dos 3º e 5º períodos do curso de Pedagogia da Faculdade de Pato Branco (FADEP), participaram de uma oficina que abordou o uso da robótica na Educação, realizada por alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi. A atividade aconteceu na disciplina de Educação, Tecnologias e Mediações Pedagógicas, ministrada pela professora Ma. Graziela Scopel Borges.

Segundo ela, na primeira parte da disciplina foram estudados os conteúdos teóricos, em que os alunos aprenderam sobre a evolução da tecnologia na sociedade, sua importância, associando a tecnologia educacional ao desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, como a robótica é considerada uma inovação pedagógica, contribui positivamente para a qualidade na educação. “Boa parte dos alunos não tiveram esse contato ainda, tampouco a oportunidade de reconhecer a robótica como uma metodologia educacional. Por se tratarem de futuros pedagogos, essa vivência é muito importante para a formação dos nossos acadêmicos”, disse.

A professora Graziela explicou, ainda, que o convite ao Colégio Sesi se deu pelo fato de que o mesmo é uma unidade educacional referência, por fazer a relação da robótica com os conteúdos curriculares, participando também de competições.  “Nossa ideia foi promover a integração, para que houvesse a concretização da teoria com a prática, oportunizando uma experiência de aprendizagem real com os alunos do Ensino Médio. Isso também aproxima a comunidade externa do dia a dia do curso de Pedagogia”, avaliou.

A professora das disciplinas de Oficinas Tecnológicas e Matemática do Colégio Sesi Pato Branco, Andressa Nichetti, explicou que os alunos que ministraram a oficina são estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e fazem parte da equipe de Robótica do Colégio Sesi, que ocorre em contraturno e participa de diversas competições. Além disso, eles também cursam Robótica Curricular dentro da disciplina de Oficinas Tecnológicas.

“Foi lançado o desafio aos alunos, para que fizessem uma atividade com os acadêmicos de Pedagogia, relacionando a robótica aplicada na Educação. Também houve a etapa de montagem e programação de um robô, para que os acadêmicos tenham contato com as peças, vivenciem as etapas e saibam como o processo funciona”, contou.

Andressa também destacou a importância de inserir a robótica no processo de ensino-aprendizagem. “A robótica está diretamente relacionada à criatividade, especialmente no que refere-se a montagem do robô e também devido a parte lógica, na programação. Conseguimos estimular a criatividade do aluno e trabalhar a lógica, em que também é possível inserir conceitos da física, entre outros assuntos interdisciplinares”, completou. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.