Notícia

Júri Simulado proporciona práticas jurídicas aos acadêmicos de Direito

Publicado dia 10/11/2017 às 07:27

Com o intuito de estimular a experiência prática e aperfeiçoar a oralidade e a habilidade inerentes ao desenvolvimento da argumentação dos acadêmicos da FADEP que irão atuar dentro das diversas áreas jurídicas, foi promovido na noite da última terça-feira, 07, um Júri Simulado. A atividade, que envolveu diretamente os alunos do 10º período do curso de Direito, aconteceu no Tribunal do Júri do Fórum de Pato Branco.

O Júri Simulado é uma atividade complexa e multidisciplinar, envolvendo, desde elementos de figurino, cenografia, representação, até profunda pesquisa científica e análise de informações, utilizadas para construção das linhas argumentativas que servirão de base à exposição dos defensores e acusadores. Para isso, os alunos que interpretaram o júri foram divididos em três equipes: judicial, acusação e defesa, além do acusado (réu) e sete jurados, estes últimos compostos, após sorteio, por acadêmicos do curso de Direito dos demais períodos.

O professor Eliel de Almeida explica que durante a simulação foi julgado um caso de homicídio de um processo real que ocorreu no município de Barracão, Paraná. “O Tribunal do Júri é responsável por julgar crimes dolosos contra a vida e hoje os alunos, após terem acesso ao inquérito para estudar e o defender cada um em sua função, tiveram a oportunidade de vivenciar essa prática jurídica tão importante para suas carreiras profissionais”.

De acordo com o acadêmico William Henrique de Oliveira, que durante o ato representou a acusação (Ministério Público), este júri é importante para agregar à futura vida jurídica, alinhando os conceitos que foram aprendidos em sala de aula com situações reais encontradas na carreira. “Estudamos a peça de acusação, principalmente a parte que se relaciona ao inquérito policial, para nos prepararmos, formando a tese com base nas nossas convicções e nossa formação acadêmica”, pontua. Willian aproveitou para agradecer em seu nome e dos colegas a oportunidade de participarem deste momento, que para ele, é de extrema necessidade para que estejam preparados para o mercado de trabalho, conscientes e familiarizados com esta prática.

Segundo a coordenadora do curso de Direito, Cláudia Taís Siqueira Cagliari, o Júri Simulado é uma prática tradicional nas mais conceituadas academias de Direito e que oportuniza a aplicabilidade da legislação penal e processual, conjugando teoria e prática. “Com essa atividade há a construção do desenvolvimento da oratória, o poder da argumentação, por meio de metodologias diferenciadas, além da integração de todo o corpo discente”, enfatiza.

Para Cláudia, esta atividade estimula a capacidade argumentativa, o aprofundamento teórico com a postura profissional esperada de um operador do Direito. “Temos como objetivo oferecer aos acadêmicos um contato mais prático e dinâmico com a convivência jurídica, despertando a integralização e a interdisciplinaridade desses conhecimentos, o que irá desenvolver uma postura profissional ética para cada um”.


Assessoria de Comunicação

Matéria e fotos: Priscila Corteze (DRT - PR/ 9308)