Notícia

UNIDEP Futsal Pato Branco celebra novo momento no esporte feminino e promove integração acadêmica

Publicado dia 11/02/2020 às 06:43

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) firmou convênio com a Associação Pato-branquense de Futsal Feminino e, desde dezembro passado, a equipe pato-branquense de futsal feminino tem o nome UNIDEP Futsal Pato Branco. Entre os subsídios ofertados pela Instituição, o time tem à disposição a infraestrutura do Complexo Esportivo Multiuso e a integração com os cursos ofertados pela IES, como vem acontecendo com os cursos de Educação Física e Nutrição. Destaque, ainda, para a criação da nova marca e identidade visual do time, projeto executado pela Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP, que contempla também os novos uniformes da equipe, que já estão sendo usados pelas atletas.

Na última quarta-feira (05/02), o curso de Educação Física recebeu seus calouros e veteranos promovendo um amistoso entre alunos e as atletas do UNIDEP Pato Branco Futsal, seguido de um treinamento para o público presente. Nesta sexta-feira (07/02), aconteceram testes físicos e antropométricos realizados por docentes dos cursos de Educação Física e Nutrição, com intuito de avaliar a equipe para competições que iniciam em março. Dessa forma, a integração acadêmica com o time também contempla práticas de extensão preconizadas pela Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX).

O coordenador de Planejamento Institucional do UNIDEP, professor Claudio Müller, evidencia o compromisso social como prática permanente das ações e projetos da IES junto à comunidade, o que ganha ainda mais representatividade, especialmente neste momento que representa a valorização do esporte feminino. “Temos alunas que são atletas do time e sabemos que esta integração com a comunidade acadêmica pode inspirar e revelar novos talentos. É nosso dever oportunizar essa condição, o que também reflete no desenvolvimento do esporte de Pato Branco e região”, avalia.

Nova identidade

O responsável pela criação da nova identidade visual do time, bem como pelo novo uniforme, é o acadêmico do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, Rogério Argenton Sabbi, que estagia na Agência Experimental de Comunicação. “O logotipo foi pensado para ser facilmente reconhecido como o escudo do time. A partir das suas curvas, forma-se a imagem de um pato, ainda que um pouco subjetivo, transmitindo sutileza e confiança. Utilizamos, também, uma tipografia de fácil leitura, considerando os mais variados formatos de aplicação”, pontua Rogério.

Na identidade visual, as cores em degradê alternam-se entre fúcsia, magenta escuro e púrpura, que também estarão em quadra e destacando o time. Nesse sentido, o primeiro uniforme traz o magenta escuro/púrpura, em um tipo de degradê difuso, fortemente contrastado com o branco. No segundo uniforme, o amarelo se destaca, justamente para atrair atenção do público e das adversárias. O terceiro uniforme é na cor vermelha, que estimula e induz a ação. “Todos os uniformes foram pensados para empoderar e destacar as atletas dentro de quadra, atraindo a atenção para o time”, frisa Rogério.

O técnico da equipe, professor Flávio Krassota, avalia o momento vivido. “A remodelação da nova identidade contribuirá para o reconhecimento do time, enquanto equipe feminina, valorizando o esporte jogado por mulheres. Vivemos um novo momento no esporte em Pato Branco e, com a nova identidade, reafirmamos que somos uma equipe competitiva e que está preparada para se apresentar em qualquer nível, bem como buscar reconhecimento nacional. Ao estarmos ao lado do UNIDEP, crescemos todos juntos”, salientou. 

Um pouco de história

A equipe pato-branquense de futsal feminino atuou profissionalmente de 2002 a 2010, período em que foi vice-campeã paranaense, vencedora dos Jogos Abertos e Jogos da Juventude, entre outros. Desde então, passou a ter um viés social e, em 2019, um grupo de profissionais e empresários locais criou a Associação Pato-branquense de Futsal Feminino, cuja diretoria é conduzida por Vitalino Franzoni Junior.  Hoje, são 75 atletas treinando e representando Pato Branco em competições estaduais, nas mais variadas faixas etárias.

A partir disso, considerando também a visibilidade que Pato Branco vem conquistando no Esporte, a equipe foi convidada a disputar a Liga Nacional de Futsal Feminino. “Em 2020, retornamos às competições estaduais e nacionais, com atletas da nossa cidade e nomes que possuem títulos nacionais e internacionais.  Além de escolinhas sociais, teremos em quadra as categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e adulta, graças ao apoio da Prefeitura de Pato Branco, aos inúmeros patrocinadores e à parceria com o UNIDEP”, completa Flávio.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Contato: agencia@unidep.edu.br // (46) 3220 3015