Notícia

Padis proporciona atendimento multidisciplinar personalizado aos acadêmicos da Fadep

Publicado dia 11/06/2018 às 03:20

Criado com o propósito de promover a orientação pedagógica, psicológica, atenção e promoção à saúde e acesso a atividades socioculturais e esportivas para os acadêmicos da Fadep, o Padis - Programa de Atendimento ao Discente, mantém um calendário permanente de ações voltadas para o acolhimento e atendimento dos alunos, em um processo que, entre outras coisas, busca aproximar acadêmicos e instituição. Atualmente, conforme destaca a coordenadora do programa, Jaqueline Bernardi Ferreira, o Padis vem realizando uma série de intervenções em sala de aula, trabalho no qual a equipe de colaboradores busca fomentar momentos de interação entre os acadêmicos, bem como abordar os temas propostos, de forma a sensibilizar as turmas onde o trabalho é realizado no que concerne à significância do processo pessoal das escolhas e compromissos assumidos na vida acadêmica, vislumbrando o impacto das consequências de tais atos num futuro próximo e na vida profissional de cada um.

Entre os tópicos abordados nos encontros estão a postura do acadêmico no ensino superior, a utilização da tecnologia de forma positiva, a postura no mercado de trabalho e a empatia, o respeito e a cooperação entre colegas de turma, entre outros. Especificamente sobre o uso da tecnologia, Jaqueline ressalta a necessidade de conscientização dos acadêmicos em relação à importância das disciplinas híbridas, onde parte do conteúdo é desenvolvido a partir de uma plataforma tecnológica oferecida pela instituição. A preocupação com a desmistificação do uso da tecnologia enquanto ferramenta de produção de conhecimento é um exemplo da amplitude de temas e abordagens com as quais a equipe do Padis trata de aproximar os acadêmicos da instituição e do curso que escolheram. “Há toda uma preocupação de nossa equipe, no sentido de atender aos acadêmicos considerando-os enquanto indivíduos, tratando suas demandas de uma forma única e personalizada, incentivando o autoconhecimento e a responsabilidade”, destaca Jaqueline.

Além disso, para a coordenadora do programa, em um cenário onde grande parte das demandas atualmente atendidas pela equipe de colaboradores decorrem de problemas externos ao mundo acadêmico, há ainda o desafio de provocar no aluno uma reflexão sobre a sua missão enquanto aluno da Fadep. Segundo Jaqueline, “muitos dos atendimentos psicológicos e pedagógicos que realizamos, decorrem de problemas de falta de foco e concentração cuja origem, na maioria das vezes, são cargas que nossos alunos trazem de sua vida particular ou até mesmo do trabalho, e que, embora não diretamente relacionados aos conteúdos e atividades desenvolvidos em sala da aula, comprometem o desempenho do acadêmico”. Edinaldo Sorgatto, acadêmico do 5º Período de Ciências Contábeis, conheceu o trabalho do Padis ainda no primeiro semestre da faculdade, quando assistiu a uma apresentação do programa em sala de aula. Neste ano, incentivado a procurar o programa, foi atendido por uma pedagoga, que o auxiliou a olhar o seu papel enquanto acadêmico a partir de uma perspectiva que o colocou como participante ativo do processo de produção do conhecimento. “Mesmo achando que não precisava, e tendo sido incentivado a procurar a equipe do Padis, o atendimento que tive me ajudou muito enquanto acadêmico de Ciências Contábeis", ressaltou Sorgatto.

Entusiasta das ações desenvolvidas pelo Padis, a Diretora Acadêmica da Fadep, Ornella Bertuol, entende que "o suporte aos nossos acadêmicos, possível a partir das ações do Padis, é de extrema importância para que estes gozem de plenas condições de um melhor desempenho nas atividades de sua formação". Para ela, um bom profissional não é aquele que possui apenas conhecimentos técnicos, mas também o que possui competências para o trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, flexibilidade, liderança, entre outros diferenciais. "É nesse sentido que o Padis também procura atuar, desenvolvendo os acadêmicos da Fadep não somente como profissionais, mas como seres humanos e cidadãos", ressalta a diretora".

Vale lembrar que, embora as intervenções em sala de aula sejam demandas que surgem a partir da solicitação dos coordenadores dos cursos, qualquer acadêmico poderá buscar o atendimento do Padis, bastando para isso, ir até a sala do programa, localizada no acesso ao Bloco A da Fadep, onde será recebido por algum dos membros da equipe, atualmente composta por Jaqueline Bernardi, coordenadora do programa; Sibela Rosa Borges, secretária; Patrícia Hoppen, psicóloga; Shirlei Foloni Veiga, psicopedagoga; Clarice Silva, pedagoga; Cristina Pessato, técnica desportiva; Mônica Balbinotti, estagiária da academia, e; Clari Raber Atz, enfermeira.