Notícia

Curso de Direito realiza simulado de exame da OAB

Publicado dia 11/07/2018 às 04:20

Com índices de reprovação cada vez mais acentuados, o Exame da OAB é obrigatório para os egressos de cursos de Direito que querem passar a fazer parte do quadro da Ordem dos Advogados do Brasil, e, consequentemente, exercer a profissão de advogado. Na edição de 2017, para se ter uma ideia, o índice de aprovação na 1ª fase foi de apenas 14,98%, o que, inclusive, motivou uma série de discussões sobre a formulação da provas. Enquanto alguns afirmam que o baixo índice de aprovações é o reflexo de um ensino jurídico que precisa ser repensado, outros apontam para o fato de que o exame deveria chegar apenas se os bacharéis possuem o conhecimento mínimo necessário para o exercício da profissão, principalmente por que, no entendimento de muitos, as provas cobram conhecimentos dominados apenas por profissionais experientes.

Como forma de preparar seus egressos para o tão temido exame, a coordenação do curso de Direito da Fadep, em parceria com o Curso Jurídico, um dos mais tradicionais cursos preparatórios do Paraná para o Exame da OAB, realizou na última semana um simulado da prova, do qual participaram alunos do 7º e 9º períodos. Organizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, as provas foram elaboradas a partir das últimas edições dos exames aplicados pela OAB, de forma a tornar o simulado o mais próximo possível das provas que enfrentarão após a conclusão do curso. Para a Professora Anelícia Consoli, “a aplicação do simulado para as turmas de 7º e 9º períodos é uma oportunidade ímpar de colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Considerando que a grande maioria dos nossos acadêmicos objetiva fazer o Exame de Ordem o simulado contribui não apenas com o treinamento para resolução da prova, como também oportuniza identificar eventuais dificuldades, que podem ser sanadas antes do término da graduação”.

A importância de preparar os acadêmicos para o desafio que é condição fundamental para o exercício da advocacia é, na visão da coordenadora do curso de Direito, Professora Claudia Cagliari, “de suma importância, haja vista a realização de simulados ainda durante o curso ser determinante para a obtenção de resultados positivos e, consequentemente, da aprovação”. Em sua avaliação, “o Exame da OAB exige um curso de Direito de bom nível, permitindo ao acadêmico verificar seus pontos deficientes, auxiliando-o em sua estratégia de estudo”.

Pelo sucesso obtido nesta primeira edição, o simulado da OAB passará a ser realizado semestralmente com as turmas que se encontram nos semestres finais do curso de Direito, de maneira a prepará-los adequadamente para a realização da prova.