Notícia

Fadep realiza cerimônia de entrega de jalecos aos novos acadêmicos de Medicina

Publicado dia 12/03/2018 às 05:44

Na manhã do último sábado (10), a Fadep realizou a cerimônia de entrega de jalecos e estetoscópios aos novos acadêmicos do curso de Medicina. O evento, que teve o caráter de Aula Magna, foi realizado no anfiteatro da instituição, que estava completamente tomado pelos acadêmicos e seus familiares, além de professores e convidados. Na ocasião, a diretoria da Fadep, representada por seu Diretor Geral, Prof. Dr. Eliseu Miguel Bertelli, e pela Diretora Acadêmica, Ornela Bertuol, deu as boas-vindas aos novos calouros do curso. Falando em nome da instituição, Bertelli fez questão de ressaltar a nobre profissão escolhida pelos calouros, que, em suas palavras, “cuidarão daquilo que todo ser humano tem de mais valioso, sua saúde e sua vida”. Em seguida, a Coordenadora do curso, Professora Doutora Ivone Duarte, fez seu pronunciamento, no que foi seguida pelo Delegado do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Pedro Soveral Bortot.

Antes, porém, da emocionante cerimônia da entrega dos jalecos e estetoscópios aos novos alunos do curso, os presentes foram brindados com a palestra “Os Desafios da Medicina Atual e a Responsabilidade Profissional”, ministrada pelo Professor Doutor Jorge Rufino Ribas Timi, cujo currículo o coloca como um dos expoentes da área da cirurgia vascular e do direito médico no Paraná. Entre tantos pontos abordados pelo Professor Jorge Timi, destaque para os questionamentos acerca da importância do trabalho dos profissionais médicos e dos limites éticos da profissão.

Após a palestra, aconteceu a tão esperada cerimônia que marcou o ingresso dos novos alunos no curso de Medicina da Fadep. Um a um, os acadêmicos, acompanhados de seus pais, foram chamados ao palco, recebendo das mãos da Coordenadora do curso, Professora Ivone Duarte, do Delegado do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Doutor Pedro Bortot, e do Doutor Jorge Timi, os símbolos de uma caminhada que, embora tenha ainda longos seis anos pela frente, certamente será repleta de boas histórias, muito estudo e dedicação, e lembranças inesquecíveis. Ao final, todos as alunos, com seus jalecos e estetoscópios, subiram novamente ao palco para, juntos, fazerem a foto oficial da cerimônia.

Para o Diretor Geral da Fadep, Professor Eliseu Miguel Bertelli, a cerimônia teve um forte componente emocional para todos os presentes. Para ele, “o jaleco e estetoscópio, representam o início de uma transformação pessoal, pois significam o médico que cada um quer ser, permitindo com que, ao usá-los, assim sejam vistos”. Colocando a Fadep como parceira nessa caminhada, Eliseu ressaltou que, a nobreza da profissão escolhida pelos jovens que, naquele momento, estavam iniciando a caminhada rumo ao sonho de ser médico, reside no fato de que, após formados, a eles será entregue a mais sagrada matéria-prima que existe: a vida dos seus semelhantes. Uma cerimônia emocionante e inesquecível para todos os presentes.

Matéria: Departamento de Comunicação da FADEP