Notícia

Em disciplina de Semiótica, alunos criam e analisam histórias em quadrinhos

Publicado dia 13/03/2019 às 06:17

Na noite desta terça-feira, dia 12, a Faculdade de Pato Branco (FADEP) recebeu a presença do quadrinista e professor de História, Rodrigo Mello Campos, que palestrou aos alunos do quinto e do sétimo períodos de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Semiótica, ministrada pela professora Ma. Jozieli Cardenal Suttili. Este foi o primeiro encontro da oficina, que tem o intuito de repassar conhecimentos sobre as etapas iniciais do processo de criação de histórias em quadrinhos (HQs), de modo que auxiliem na construção das mesmas e na linha criativa, para a atividade semestral em que os acadêmicos deverão criar e analisar HQs.

O objetivo da tarefa proposta é associar texto e imagem na criação de signos semióticos verbo-visuais, bem como a construção simbólica de sentido, além de fazer valer uma das várias competências do profissional de Comunicação Social: expor criatividade por meio de histórias em quadrinhos. Os temas das histórias deverão abordar problemáticas sociais.

“Os alunos colocarão em prática várias nuances da formação em Publicidade e Propaganda, por meio da interdisciplinaridade, possibilitando a prática dos conteúdos abordados em sala de aula e a associação com teorias e concepções das obras de Ferdinand de Saussure, Charles Sanders Pierce e Mikhail Bakhtin, o que também poderá resultar em pesquisas acadêmicas com potencial para publicação em periódicos e congressos”, explica a professora Jozieli.

Quadrinista há 13 anos, Rodrigo agradeceu a oportunidade de estar com os acadêmicos de PP, pois, para ele, o diálogo oportuniza aprimoramento e troca de experiências. Além disso, ao saber que os trabalhos poderão resultar em pesquisas acadêmicas, pois uma das possibilidades da atividade é a submissão dos trabalhos no Intercom Sul, Rodrigo ressaltou o papel social das histórias em quadrinhos.

“É muito gratificante estar aqui, pois posso entrar em contato com novas formas de pensamento e com acadêmicos que têm o senso crítico apurado. A academia é um ambiente de discussão e, aqui, estamos criando histórias com embasamento, por meio de um trabalho direcionado, voltado a demandas sociais. Não serão histórias ou personagens quaisquer, estamos pensando com quem iremos dialogar e quais serão esses contextos abordados”, avalia Rodrigo.

Quem compareceu à oficina presenciou o grande entendimento e talento do convidado, agregando conhecimento e experiência à jornada acadêmica. A importância dessa aula dinâmica resultou na definição de um novo encontro, que será na próxima terça-feira, dia 19 – momento que os alunos aguardam ansiosos, pois apresentarão a criação de seus personagens para a respectiva HQ como foi proposto. O material irá compor, ainda, a terceira edição da Zine Retrô, a fanzine do curso de PP da FADEP.

Texto: Daniele Facciocchi, acadêmica do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 - PR