Notícia

Pedagogia promoveu minicurso de Interpretação Textual

Publicado dia 13/09/2017 às 05:23

Com o intuito de promover aos acadêmicos o acesso a conhecimentos relativos à língua portuguesa, o curso de Pedagogia da FADEP (Faculdade de Pato Branco) promoveu, no último dia 30 de agosto, um minicurso sobre Interpretação Textual. A atividade foi conduzida pelo diretor do Cursinho Águia, professor Irineu Ferraz.

Mestre em lingüística e pesquisador de línguas há mais de duas décadas, Ferraz possui uma relevante experiência no processo de ensino e aprendizagem. Esse foi um dos fatores fundamentais para que ele pudesse proporcionar uma aula reflexiva sobre os processos lingüísticos na formação do educador.

Coordenadora do curso de Pedagogia da FADEP, a professora Tania Raber Bertelli, destaca que a aproximação entre a Pedagogia e a Lingüística é uma demanda permanente do curso, visto que a leitura, escrita e interpretação são elementos fundamentais à prática docente e a adoção de parâmetros da norma culta.

“O pedagogo atuará, também, na alfabetização e letramento das crianças. Por isso, necessitam de uma base sólida e fundamentada para que despertem nos alunos a paixão pela leitura e escrita. Esse exercício requer a mediação de educadores competentes e habilitados”, afirmou a professora.

Segundo ela, neste contexto, a Pedagogia necessita dessa aproximação com a lingüista para que possa formar educadores críticos e preparados para o pleno desenvolvimento da tarefa docente. “Bem como para o estímulo da leitura desde a tenra infância, fazendo com que ela se torne um hábito saudável que trará muitos benefícios”. 


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT 90/40)

Foto: FADEP