Notícia

Encerramento da disciplina de Confeitaria teve evento para colaboradores da Atlas Eletrodomésticos

Publicado dia 13/11/2017 às 10:40

Mostrar na prática todos os ensinamentos da teoria. Foi com esse propósito e, também, de compartilhar novos conhecimentos, que os acadêmicos do 2º período do curso de Gastronomia da Fadep (Faculdade de Pato Branco) realizaram na última terça-feira, 07, o encerramento da disciplina de Confeitaria.

O evento contou com a presença de colaboradores da empresa Atlas Eletrodomésticos, parceira do curso de Gastronomia. Durante as atividades, os acadêmicos foram divididos em grupos. Tendo como tema Confeitaria Internacional, cada equipe ficou responsável por apresentar a riqueza gastronômica de um país diferente.

“A primeira etapa do trabalho consistiu em uma pesquisa ampla sobre os países: Alemanha, Argentina, Brasil, Itália e Portugal, os quais contam com uma riqueza muito grande de cultura e sabores”, contou o professor da disciplina, Alisson Badiluk. Durante as pesquisas, eles identificaram hábitos alimentares, culturais, ingredientes e pratos típicos.

A partir da pesquisa, explicou o professor, os acadêmicos tiveram que eleger um doce clássico de cada região e apresentar para os convidados toda técnica de elaboração, história do prato e características do país estudado. “Ao final, com as receitas todas prontas, promovemos um momento de degustação dos doces típicos”, pontuou.

A atividade teve ainda um caráter avaliativo, já que o evento marcou o encerramento do semestre letivo dentro da disciplina. Assim, cada equipe foi avaliada pelo trabalho em conjunto; domínio das técnicas e conteúdo abordado, apresentação do prato para degustação e análise, correção do trabalho escrito e organização da cozinha pedagógica.

De acordo com o professor, o principal objetivo da atividade foi de explorar a riqueza da confeitaria de diferentes regiões, conhecer novas preparações, técnicas de produção e ingredientes, oportunizando assim o compartilhamento de conhecimentos entre alunos e convidados. 


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT/PR - 9040)

Foto: Rodrigo Bortot