Notícia

Curso de Publicidade e Propaganda lança segunda edição da Zine Retrô

Publicado dia 14/12/2018 às 01:02

Na semana passada, aconteceu o lançamento da segunda edição da Zine Retrô, a revista de bolso do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP). Desta vez, o projeto foi desenvolvido pelo professor João Faccio, na disciplina de Teorias da Comunicação, ministrada aos 2º e 4º períodos. A publicação possui textos autorais de 65 alunos, que transitaram por dez conteúdos principais, cujas temáticas foram inseridas, a partir da criatividade dos acadêmicos, em narrativas que retratam o contexto e o cotidiano do Sudoeste do Paraná e do Noroeste de Santa Catarina.

O professor João Faccio explica que os alunos foram provocados a refletir sobre nuances da Comunicação em diferentes momentos históricos e sociais, da Revolução Industrial à produção literária e teórica de Umberto Eco. “Tivemos, portanto, dez grupos. Cada um ficou responsável por três páginas da publicação literária: cada grupo deveria fazer um pôster da história e a produção de um conto, que envolvesse o Sudoeste do Paraná e o Noroeste catarinense, conforme a tradição da Zine em sua primeira edição, e também envolvesse os temas propostos em sala de aula, ou seja, as Teorias da Comunicação”, conta João.

No total, foram dez textos e dez ilustrações organizados em uma publicação de 36 páginas. “Os alunos tiveram aulas livres para produção e orientação, enquanto produziam os textos, as ilustrações e também faziam um acompanhamento completo, com a produção de um relatório. O resultado foi muito satisfatório”, avalia o professor.

Projeto interdisciplinar

O primeiro número da Zine Retrô foi produzido no primeiro semestre de 2018, como parte da I Mostra Cultural Comunica Sudoeste, projeto idealizado na disciplina de História da Comunicação, na oportunidade ministrada pela professora Ma. Jozieli Cardenal. Como a publicação possui caráter experimental, oportuniza que os alunos participem diretamente da produção e, desta forma, pode ser trabalhada em diferentes disciplinas, por ser um projeto interdisciplinar.

“Realmente, espero que esse projeto tenha continuidade, pois ver a materialização do que debatemos em sala de aula é algo muito significativo, uma vez que oportuniza a relação direta entre teoria e prática, contribuindo na formação dos alunos”, completa o professor João.

As versões digitais das duas edições da Zine Retrô estão disponíveis para leitura e download, no endereço: https://galonobule.wordpress.com/zine


Texto: Jozieli Cardenal

Fotos: Jonatas Caldato