Notícia

Gastronutri inicia com palestras e divulgação de finalistas do Concurso Gastronômico Fadep

Publicado dia 17/05/2018 às 04:06

Teve início na noite da última segunda-feira (14), a Gastronutri, Jornada Acadêmica Integrada dos cursos de Gastronomia e Nutrição, cuja programação se estenderá até a noite da próxima sexta (19), com a finalíssima do 1º Concurso Gastronômico Fadep. As palestras da noite de abertura ficaram a cargo do Nutricionista Ney Felipe Fernandes, que abordou o tema “Novos horizontes para Nutrição Esportiva”, e da Advogada, Professora e Consultora em Gestão de Pessoas Rosane Marta Frigotto, que abordou a temática “As relações interpessoais e a gestão de conflitos nos ambientes de trabalho”. Na avaliação da Coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia, Professora Flávia Gnoatto, as palestras da primeira noite da Gastronutri foram muito bem recebidas pelo bom público que prestigiou a abertura do evento.

Primeiro palestrante da noite, Ney Felipe Fernandes é um profissional bastante conhecido no meio esportivo, principalmente por seu trabalho com atletas de diversas modalidades. Em sua explanação, que contou também com a presença de acadêmicos do curso de Educação Física, Ney abordou temas atuais na nutrição, aprofundando a visão dos presentes no que se refere a alimentos compostos bioativos e as alterações gênicas que o organismo pode sofrer através de uma dieta bem regulada, demonstrando que há muita coisa além de um simples cálculo de calorias, algo que, em suas palavras, “estamos acostumados a ver”. Para ele, é fundamental com que o paciente seja trabalhado aos poucos, tratando-se, antes de tudo, as causas que o levam a estar fora de sua faixa ideal de peso. “Uma dieta que considere apenas a contagem de calorias não é sustentável, na medida em que o paciente tende a recuperar seu antigo peso rapidamente, isso quando não adquire um peso ainda maior. É preciso trabalhar a inflamação, o stress oxidativo, enfim, as causas de seu sobrepeso, de maneira com que a perda de peso seja apenas uma consequência”.  

Já a Advogada e Consultora Rosane Frigotto abordou técnicas de gestão de conflitos nos ambientes de trabalho, de forma a permitir um aprimoramento das relações interpessoais. Em sua fala, Rosane apresentou o ambiente de trabalho como um local composto eminentemente por interações entre seus membros. Daí a importância de se estabelecer relações saudáveis entre todos, fato que, segundo ela, será determinante para que se obtenha um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo, no qual todos possam interagir com vistas à obtenção de melhores resultados.

Após as palestras, a coordenação dos cursos de Gastronomia e Nutrição divulgou o nome dos finalistas que estarão presentes na grande final do 1º Concurso Gastronômico Fadep, que ocorre na próxima sexta-feira (19), quando terão a oportunidade de preparem seus pratos para um júri especialmente convidado para o dia. São eles: Kauê de Césaro, Bruno Bonatto, Leandro Gadini, Géssica Miozzo e Guilherme Mafessoni.

A Gastronutri prossegue na noite desta terça (15), com dois minicursos sobre preparação e finalização de comida japonesa fria, a cargo do Chef Lucas Antônio dos Santos, e com o workshop “Por que existem tantos tipos de farinha de trigo?”, a ser ministrado pela técnica do Moinho Dona Alda Sandra Stacessin.