Notícia

Semana Acadêmica de Enfermagem inicia com palestra sobre atuação e bem-estar de profissionais de saúde

Publicado dia 15/05/2019 às 12:47

Programação segue até quinta-feira (16/05), com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos

Iniciou nesta segunda-feira, dia 13, a 16ª Semana Acadêmica e o 6º Ciclo de Palestras do curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco (FADEP), com o tema “Da atenção ao cuidador ao bem-estar do paciente”. Na palestra de abertura, a enfermeira Graziela Romani Todorovski, ministrou a palestra “Cuidado ao cuidador e as terapias alternativas”. A programação segue até quinta-feira (16/05), com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, produzidos por docentes e acadêmicos do curso.

A professora e coordenadora do curso de Enfermagem da FADEP, Ma. Gisele Iopp Massafera, explica a escolha da temática principal da programação. “Pensamos em abordar este tema pois, diante de tantos afazeres que o enfermeiro tem, ele deve cuidar do próximo. Contudo, para cumprir o seu ofício, ele precisa estar bem e, infelizmente, não é o que está acontecendo com os enfermeiros de hoje, em virtude da correria, das exigências e da dupla jornada de trabalho, o que está refletindo na forma de cuidar das pessoas”, comenta Gisele.

A primeira noite reuniu um público expressivo, aproximadamente 150 pessoas. “Foi um momento muito emocionante, pois tivemos uma ótima adesão por parte dos alunos e comunidade externa. Foi gratificante, especialmente por abordarmos um tema tão importante, que é a atuação e o bem-estar dos profissionais de saúde, numa dinâmica que envolveu o público de forma direta, pois as pessoas foram convidadas a participar e ainda puderam refletir sobre vários aspectos dessa profissão tão importante e sensível, promovendo um novo olhar sobre o papel do enfermeiro”, avalia Gisele.

Nesta terça-feira (14/05), das 19h30 às 22h30, acontecem três oficinas simultâneas: “Suporte Básico de Vida”, com o enfermeiro Jucimar Milan (sala 05, bloco N); “Suporte Básico de Vida”, com o enfermeiro Daniel Ribeiro (sala 06, bloco N); e “O papel do enfermeiro na coleta de exames ginecológicos”, com a enfermeira Ma. Cleunir de Fátima Cândido de Bortolli, docente do curso de Enfermagem da FADEP (sala 07, bloco N).

Na quarta-feira (15/05), serão duas palestras. Às 19h30, no Anfiteatro, a enfermeira Vanessa Lima, falará sobre os “Cuidados de enfermagem em neonatologia”. Às 21h, também no Anfiteatro, haverá a palestra “Depressão e suicídio na terceira idade”, com a psicóloga Ma. Franciele Dalla Costa, docente do curso de Psicologia da FADEP.

Na quinta-feira (16/05), a partir das 19h, no Hall do Bloco N, professores do curso de Enfermagem estarão realizando uma avaliação de trabalhos científicos, que na ocasião serão apresentados por acadêmicos. Às 19h30, no Anfiteatro,  inicia a palestra “Consciência do uso de contraceptivos, saúde da mulher e DSTs”, com a Dra. Raquel Gabaldo. Simultaneamente, no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica, ocorrerá a oficina “Atuação do enfermeiro em terapias tópicas especiais”, com o enfermeiro Lucas Miserski.

“Tanto as oficinas, voltadas a técnicas de atuação do profissional de enfermagem, assim como a definição das palestras, partiram de demandas sinalizadas pelos acadêmicos. Esse envolvimento culminará na avaliação e bancas de apresentações de trabalhos científicos, produzidos pelos alunos. Receberemos, ainda, profissionais e integrantes da comunidade externa, em todos os dias da programação, o que é muito gratificante e representa a nossa proximidade com a comunidade, que é permanente e ocorre por meio dos projetos de extensão”, enfatiza Gisele.  

Para cada dia da programação da 16ª Semana Acadêmica de Enfermagem, o valor da participação, tanto para acadêmicos quanto para a comunidade externa, é de R$ 10,00. Apenas para a oficina “Atuação do enfermeiro em terapias tópicas especiais”, na quinta-feira (16/05), o investimento será de R$ 20,00. Para se inscrever ou obter mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria do Curso de Enfermagem, pelo (46) 3220-3020.
------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.