Notícia

Fadep e Instituto Ius Gentium Conimbrigae realizam seminário sobre Direitos Humanos na Universidade de Coimbra, em Portugal

Publicado dia 15/12/2017 às 07:28

Um ambiente cultural ímpar e uma receptividade familiar. Assim foram as primeiras impressões da comitiva formada por docentes e egressos do curso de Direito da Fadep (Faculdade de Pato Branco) durante uma viagem técnica d estudos à Universidade de Coimbra, em Portugal, entre os dias 30 de outubro à 03 de novembro.

A viagem, realizada por meio da parceria entre a Fadep e o Instituto Ius Gentium Conimbrigae, com sede na secular Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, - referência mundial na área de Direitos Humanos -, oportunizou aos professores e egressos da Faculdade a participação, aperfeiçoamento e investigação de problemáticas relacionadas aos Direitos Humanos e demais áreas do Direito.

O curso, que abordou temas atuais como justiça restaurativa e publicidade abusiva, bem como a proteção internacional de refugiados, direitos das crianças e educação para os direitos humanos, é uma das ações oportunizadas através do convênio firmado entre a Fadep e o Instituto Ius Gentium Conimbrigae, com sede na Universidade de Coimbra.

Pela Fadep, participaram os docentes, ministrando palestras, Cláudia Tais Siqueira Cagliari – coordenadora do curso de Direito – e Paulo Germano, docente do curso de pós-graduação de Processo Civil, além dos professores Francisco Carlos Souza Junior e Fabricio Monteiro Kleinibing. Todos os participantes receberam certificados internacionais.  

“Foi a oportunidade dos professores da Fadep e egressos do curso de Direito trocarem conhecimentos e experiências, além de firmarem parcerias para pesquisas científicas e trazerem para o Sudoeste do Paraná a possibilidade de novos cursos de extensão, especialização, mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado”, afirmou a professora e coordenadora do Curso de Direito da FADEP, Dra. Claudia Tais Siqueira Cagliari.

Para o egresso do curso de Direito, Paulo Cesar da Rosa, o curso foi uma grata chance de engrandecer os conhecimentos anteriormente adquiridos na Fadep. “Só tenho a agradecer a faculdade pela oportunidade e por nos permitir a realização de um sonho que foi estar na Universidade de Coimbra”.

Fadep em solo europeu

Segundo o professor Paulo Germano, a realização do curso elevou a Fadep a um novo patamar. “Além do intercâmbio de conhecimentos e de cultura, a realização deste curso abriu novas oportunidades entre as instituições. A Fadep hasteou sua bandeira em solo europeu em uma das mais renomadas instituições acadêmicas do mundo”.

Na avaliação do professor Francisco Jr., o convênio representa um marco para a Faculdade e a região. “Com mais de 700 anos de história e considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a Universidade de Coimbra será uma fonte riquíssima de estudos e aprendizados para docentes e acadêmicos da Fadep e região”.

A experiência extremamente positiva foi recomendada pelo professor Fabrício Kleinibing. “A viagem à Coimbra foi muito proveitosa. Uma experiência única, pois de lá vieram grandes nomes, pensadores e doutrinadores da área do Direito. Recomendo a todos que conheçam a história de Portugal, de Coimbra e da Universidade”.

A viagem possibilitou ainda à comitiva conhecer importantes cidades como Lisboa, Fátima, Óbidos, Aveiro, Tomar, em Portugal, e Madrid, Ávila e Segóvia, na Espanha.

O curso foi uma das ações da Fadep voltada a realização de intercâmbios educacionais em conjunto com renomadas instituições de ensino no exterior, que objetiva dar uma formação ainda mais abrangente a docentes, acadêmicos e egressos. O convênio beneficia, também, outros cursos de graduação da Faculdade, pois permitirá que universitários e docentes façam pesquisas e investigações científicas na Universidade de Coimbra. 



Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT - PR 9040)

Foto: Arquivo Direito