Notícia

Curso de Publicidade e Propaganda leva o Hip Hop pato-branquense para a FADEP

Publicado dia 18/04/2019 às 05:55

Na última segunda-feira, dia 15, o primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP) promoveu mais uma edição do projeto Galo Canta, que a cada quinze dias leva arte e cultura ao Bloco A, durante os intervalos. Desta vez, o tema foi o Hip Hop que é feito em Pato Branco, com a participação do Grupo de Dança Top Rock Crew, Rap com Legado de Honra, Contato 46, MC Scott, Seti do Deserto e MC Thau. Acadêmicos e docentes de vários cursos assistiram a apresentação, que contou com muita música, dança, simplicidade e descontração, mostrando talentos locais e a riqueza dessa cultura, que também é um estilo de vida.

Na ocasião, o Hip Hop foi representado com apresentações de Rap e Break – mas o movimento é formado por mais dois elementos, o Dj e o Graffiti, conforme explica Guilherme Lucas de Jesus Ferreira, o Paulista FDT. “É sempre uma satisfação podermos ter momentos e espaços para a apresentação da nossa arte, ainda mais dentro do ambiente acadêmico, onde além da diversidade para a propagação, temos a seriedade do ensino, pois além de expressarmos nossas ideias, colocamos muito da nossa história. Foi nosso primeiro contato com a FADEP e fomos recebidos com muita atenção e, para nós, é de grande importância ter pessoas apoiando e se envolvendo com o movimento”, conta.

Sobre a atuação dos grupos de Hip Hop em Pato Branco, Celso Mateus Ignoato Ribeiro, o Socel, diz que o movimento segue crescendo, cada vez mais, na cidade. “Estamos formando laços e nos unindo entre os grupos, para que possamos ter um movimento mais organizado em prol da arte. Ainda temos poucos locais e oportunidades para expor o nosso trabalho, mas estamos atuando para conquistar mais espaços e fazer ser aceita a ideologia da nossa cultura. No nosso elemento o Rap, por exemplo, temos toda independência musical, com beatmakers e produtores de materiais audiovisuais”, frisa.  

“Momentos como o que vivemos na FADEP, são muito importantes e agregam para o crescimento da cultura. Futuros eventos podem dar mais visibilidade para o movimento local, ajudando a alcançar mais pessoas e fazendo com que a mensagem da cultura Hip Hop seja propagada com mais eficiência”, diz Paulista. Já Socel, por sua vez, completa: “nós, dos grupos Contato 46, Legado De Honra e Plantazoo, juntamente com Seti e Schot, agradecemos muito pelo apoio à nossa cultura”.

Experiência enriquecedora

Neste semestre, o projeto Galo Canta faz parte da disciplina de Cultura Brasileira e Realidade Regional, ministrada pela professora Ma. Jozieli Cardenal Suttili. Os responsáveis por esta edição foram os acadêmicos Adriele Raulino, Igor Vieira Lanzini, Júlia Oldoni, Luana Veigas Cichocki e Mariana Moreira Gaspar Schimit. “Organizar o evento foi uma experiência incrível e enriquecedora. Escolhemos o Hip Hop por ser um tema que está mais presente na vida dos integrantes do nosso grupo e por ser uma cultura que não é tão conhecida em nossa região, que precisa de um maior reconhecimento, pois é algo extremamente valioso e que poucos têm acesso ou sabem que também é feita aqui”, comenta a acadêmica Adriele Raulino.

Para a acadêmica Júlia Oldoni, o projeto Galo Canta desempenha uma importante relação com os conteúdos da disciplina de Cultura Brasileira e Realidade Regional. “Essa experiência nos oportuniza conhecer outras culturas que, muitas vezes, não fazem parte da nossa rotina, nos permitindo, assim, vermos e aprendermos sobre determinada cultura através da realidade de quem a vive. Como estamos estudando as culturas como um todo e como ela molda a nossa sociedade, é de extrema importância conhecermos tudo que a nossa região pode nos oferecer e passar a dar mais valor para o que está aqui, tão próximo de nós”, enfatiza.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Apoio: Daniele Facciocchi, acadêmica do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.