Notícia

Acadêmicos de Psicologia visitam hospitais Pequeno Príncipe e Erasto Gaertner em Curitiba

Publicado dia 18/06/2018 às 03:25

Para conhecer a rotina de atendimento e a atuação de psicólogos hospitalares, acadêmicos do curso de Psicologia da Fadep, acompanhados pelas professoras Russelia Vanila Godoy e Tereza Conte, visitaram os hospitais Pequeno Príncipe, referência no atendimento a crianças e adolescentes, e Erasto Gaertner, um dos principais centros de diagnóstico e tratamento de câncer no Paraná e no Brasil, ambos localizados em Curitiba. A visita teve início no Hospital Pequeno Príncipe, onde o grupo teve a oportunidade de conversar com a Diretora do Serviço de Psicologia do hospital, Ângela de Leão Bley, também responsável pela residência em psicologia. O grupo também assistiu à exposição de Bruno Mader, professor da disciplina de Psicologia e Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe, que trouxe aos acadêmicos um relato sobre os programas que ora estão sendo realizados naquela casa de saúde. Entre as dúvidas sanadas pelos anfitriões, questões sobre o funcionamento da residência, cursos de férias e o papel do psicólogo no ambiente hospitalar.

A visita prosseguiu durante a tarde no Hospital Erasto Gartner, onde foram recebidos pela psicóloga Iolanda Galvão. Mais uma vez, foram apresentados os programas desenvolvidos pela equipe de psicólogos que atua naquele nosocômio, bem como os trabalhos feitos pela equipe de psicologia, culminando com uma visita ao local onde a equipe atua. 

Os alunos fizeram uma avaliação bastante positiva da visita, posto que, além do contato com os profissionais, puderam conhecer a rotina de um hospital, com ênfase na atuação dos serviços de psicologia junto ao ambiente hospitalar. Rafaela Feversani, acadêmica do 9º período, destacou ter sido a visita um momento altamente enriquecedor, uma vez que aproximou a teoria da prática. “Ouvir de uma profissional que está no dia a dia do hospital detalhes de como é a rotina, as práticas e os procedimentos que estão relacionados à psicologia, foi muito enriquecedor. Como sou estagiária na área de psicologia hospitalar, foi muito bom poder vivenciar um ambiente diferente, ainda mais em se tratando de hospitais que são referência no Brasil em relação a psicologia hospitalar” complementou a acadêmica.

Vale lembrar que o hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento de crianças e adolescentes, com vários programas premiados, enquanto o hospital Ernesto Gardner recebe pacientes de todas as cidades do Paraná e de outras regiões do país para tratamento oncológico, tanto infantil quanto adulto.