Notícia

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda produzem pesquisas e provocam reflexões sociais

Publicado dia 18/12/2018 às 01:52

De 05 a 12 de dezembro, o 6º período de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP), realizou as bancas da disciplina de Projeto Experimental I, que tem caráter de trabalho de conclusão de curso, sendo ministrada pelos professores Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal. A turma foi dividida em grupos e, cada um, precisou desenvolver uma pesquisa teórica sobre problemáticas sociais. A partir disso, os acadêmicos materializaram a relação dos temas com a Publicidade, em produções audiovisuais. A metodologia visa levar os trabalhos a congressos e simpósios da área da Comunicação.

A turma pesquisou e problematizou sete temas principais, escolhidos pelos alunos: a inclusão de mulheres na área da construção civil; desperdício de água potável; a participação popular em movimentos sociais LGBT+; dilemas da mulher diante do aleitamento materno e da atuação de bancos de leite; trabalho infantil no âmbito familiar; retomada dos estudos na fase adulta e os conflitos entre Educação e Trabalho; e a prática da adoção.

Dessa forma, a construção teórica contou, ainda, com a produção de vídeos publicitários com caráter experimental. “Trabalhamos diversos aspectos da produção publicitária audiovisual, uma vez que a FADEP possui condições técnicas, estúdios e profissionais para orientar e auxiliar os alunos na criação de peças de qualidade. Isso é um grande diferencial do nosso curso, que está sendo potencializado por meio destes trabalhos que, através da metodologia que utilizamos, envolvem teoria, prática e vivências. Isso, sem dúvidas, contribui na formação profissional e humana dos nossos acadêmicos”, enfatiza o professor Gelson Barbosa.

Neste ano, o curso teve quatro artigos apresentados e publicados nos anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Intercom Sul 2018, realizado em junho passado, na cidade de Cascavel. Três destes artigos foram produzidos na disciplina de Projeto Experimental I, durante o ano de 2017. “Com o resultado que estamos obtendo, por meio dessa metodologia que oportuniza a produção de artigos e de vídeos publicitários, estamos viabilizando a condição de gerar conhecimento e pesquisas acadêmicas na área da Comunicação que, certamente, contribuirão para o desenvolvimento social e local”, destaca a professora Ma. Jozieli Cardenal. Ela lembra, ainda, que o curso está estruturando a criação de um Núcleo de Iniciação Científica, inspirado nos resultados obtidos na disciplina.  

As pesquisas

As alunas Fernanda Zancanaro, Maikelly Ribas Kurpel e Mariáh de Oliveira D’Avila produziram o artigo “O Papel da Publicidade na Inclusão da Mulher em Profissões Predominantemente Masculinas: Um Estudo Sobre o Mercado de Trabalho da Área de Engenharia Civil da Cidade de Pato Branco (PR)”. O grupo formado por Alan Luis Auziliero, Geovane Gonçalves, Leonardo Ravarena e Vinicius Rek, assinam o artigo “O Vídeo Publicitário no Estímulo ao Consumo Consciente de Água”.

Já as acadêmicas Bruna Alexia de Lima, Gabriela Linn de Miranda e Isadora de Souza Zeni foram responsáveis pela pesquisa intitulada “Espaço Social como Palco da Diversidade: Uma Análise Publicitária Sobre a Participação da População nos Movimentos Sociais LGBT+ Organizados na Cidade de Pato Branco (PR)”. No caso de Ellen Luísa Luchtemberg, Isabeli Passos, Laís Mariane Guerra e Thainan Moschei, o título do estudo desenvolvido foi “Aleitamento Materno e Bancos de Leite: Uma Abordagem Publicitária Sobre Representações da Mulher Contemporânea”.

O tema escolhido por Ana Maria Pastro e Thalia Nunes Cella foi “O Vídeo Publicitário no Combate à Exploração Infantil no Trabalho Doméstico Intrafamiliar”. As acadêmicas Caroline Aparecida Silvestrini, Kelly Cristina Guarez e Leticia Lasarotto, desenvolveram a pesquisa intitulada “Dilemas Entre Trabalho e Educação na Vida Adulta: o Papel do Vídeo Publicitário e do Storytelling no Estímulo a Não Desistência aos Estudos em Pato Branco (PR)”. Renata Svidzinski propôs a realização do estudo “O Vídeo Publicitário Testemunhal no Estímulo à Adoção”.


Texto: Jozieli Cardenal

Fotos: Joao Carlos Brizola e Jonatas Caldato.