Notícia

Alunos selecionados participam de Aula Magna do Projeto TI Way 2018

Publicado dia 21/09/2018 às 04:09

Na noite da última quarta-feira (19) aconteceu a Aula Magna do Projeto TI Way, ocasião em que os alunos de ensino médio selecionados e seus familiares tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o que será abordado durante o processo de formação pelo qual passarão os participantes durante os próximos meses. Com a presença dos representantes das empresas Limber, IDS e Expert Mídia, além do Diretor Geral da Fadep, Professor Eliseu Bertelli, o coordenador dos cursos da área de tecnologia da instituição, Justino Craveiro Neto, deu as boas vindas a todos, aproveitando para apresentar um pouco do atual panorama da Tecnologia de Informação no Brasil, bem como seu mercado de trabalho e perspectivas para os próximos anos. A noite de ontem, conforme o professor Justino, que também coordena o projeto, foi de grande relevância para todos os envolvidos, pois permitiu com que os alunos escolhidos tivessem a oportunidade de ter um primeiro contato com as empresas patrocinadoras e com egressos do TI Way, cuja colocação no mercado de trabalho decorreu, em grande parte, da participação no projeto. “O setor de TI cresceu, conforme dados recentes, aproximadamente 103% no Paraná, isso se considerarmos apenas o crescimento registrado no último ano, o que faz com que as empresas de tecnologia tenham a necessidade constante de contratação de mão de obra qualificada. Isso, de certa forma, é uma segurança para quem recebe uma formação de qualidade na área de tecnologia da informação, que é exatamente o que oferecemos no TI Way”, destaca Justino.

Além da formação voltada para o mercado de trabalho, o coordenador do projeto ressalta o fato de que todos os alunos do TI Way que, a partir do próximo ano, frequentarem um dos cursos de tecnologia ofertados pela Fadep - Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software, receberão uma bolsa de 60% do valor da mensalidade, desconto este resultante de uma composição de igual proporção entre a Fadep e as empresas patrocinadoras do projeto, com cada um arcando com 30% do valor da bolsa. Para Justino, “trata-se de um benefício bastante expressivo, o que, somado ao fato de que o aluno já entra para um curso superior estagiando na área que escolheu, dá ao egresso uma vantagem competitiva significativa, na medida em que proporciona a ele finalizar sua formação já com 2 a 4 anos de experiência profissional”.

Preparação para o mercado de trabalho

Entre outros compromissos da Fadep para com seus acadêmicos, está o de prepará-los para o mercado de trabalho, o que faz com que seus cursos tenham grades pensadas de forma a proporcionar uma ótima empregabilidade a seus egressos. Nesse sentido, o diretor geral da Fadep, professor Eliseu Bertelli, presente à Aula Magna do Projeto TI Way, ressaltou a preocupação da instituição em aproximar seus acadêmicos do mercado de trabalho. Para ele, o TI Way é uma oportunidade única para os selecionados, visto que terão a possibilidade de, a partir de uma formação básica de excelente qualidade, estarem preparados para ingressar no ensino superior, em um dos cursos de tecnologia ofertados pela Fadep, e no mercado de trabalho, mais especificamente, em uma das empresas parceiras do projeto.


O curso preparatório do Projeto TI Way inicia no próximo dia 01 de outubro, compreendendo um total de 300 horas aula, com a previsão de conclusão no mês de fevereiro, quando iniciam-se as aulas da Fadep e os estágios nas empresas parceiras.