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Curso de PP convida executivo da RPC para debater estratégias de comunicação utilizadas pela TV aberta

Publicado dia 23/04/2019 às 05:32

O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP) promoveu, nesta segunda-feira (22), mais uma edição do projeto Encontro com o Mercado. Desta vez, o convidado foi o coordenador Comercial Regional da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Lineu Saldanha Araújo Júnior, que demonstrou aos acadêmicos a importância de conhecer os hábitos de consumo do público-alvo para definir estratégias de comunicação e marketing.

Entre os dados apresentados por Lineu, destaque para o investimento da RPC em pesquisas, visando validar dados, planejar e viabilizar os resultados aos seus clientes – por ano, a empresa filiada da Rede Globo investe R$ 6 milhões nessa área. Segundo Lineu, esses estudos avaliam o comportamento e a jornada de compra do consumidor, o que contribui na definição das melhores estratégias de mídia, para potencializar campanhas publicitárias e estratégias de marketing.

Nesses estudos, também são considerados setores econômicos e áreas que fomentam o desenvolvimento local e regional, o que demonstra as melhores áreas para destinar e prospectar investimentos.  “Conseguimos mensurar hábitos de consumo, comportamento e mídia, em 22 segmentos, conectando marcas e consumidores”, pontuou Lineu.

Lineu destacou a eficiência das campanhas e do processo de criação nas agências, quando baseados em pesquisas. “Hoje, não há uma tomada de decisão que não esteja baseada em pesquisa. Por isso, a missão do profissional de Publicidade e Propaganda não é somente colocar a marca ou a pessoa em evidência e, sim, demonstrar a essência da empresa, pois o que vivemos hoje é uma revolução comportamental e de branding”, reforçou.

Com 30 anos de atuação, Lineu destacou a necessidade do mercado por pessoas que possuam paixão pela comunicação, área que segue movente e acompanhando as transformações do mercado. “Vivemos o período analógico e, agora, vivenciamos essa fase de revolução digital, em que a informação é a base de tudo. Para mim, é um privilégio transmitir essa experiência aos acadêmicos da FADEP, pois, muitas vezes, os jovens não têm a percepção de que essa condição não afeta somente a comunicação, mas todas as áreas, pois condiciona a maneira como os profissionais se posicionam e também a busca pela assertividade das empresas”, completou.

A TV aberta movimenta a Internet?

De acordo com Lineu, a resposta é SIM! O que ocorre, atualmente, é um momento de ressignificação da televisão, que vem se adaptando às demandas de mercado, fortalecendo-se na medida em que a maneira de consumir conteúdo segue movente, uma vez que a Rede Globo atua de forma integrada com as demais mídias, especialmente com as redes sociais – o que também contempla a Publicidade.

“Com dados de abrangência nacional e internacional, é possível observar que a TV aberta movimenta a Internet, em que o uso das redes sociais é uma experiência complementar, um hábito que atrai, cada vez mais, os espectadores brasileiros”, completou.

Encontro com o Mercado

O evento foi organizado pelo professor Everton Lozáppio, atendendo também ao Projeto Integrado que inicia neste bimestre, com o 5º período de PP, envolvendo todas as disciplinas.  “Esse conteúdo foi muito valioso, pois demonstrou como podemos aprender com experiências de mercado e aplicar essa vivência no nosso dia a dia, tanto na vida acadêmica, enquanto publicitários em formação, mas também no mercado de trabalho, pois muitos acadêmicos já estão atuando”, completou o professor Everton.


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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.