Notícia

Encontro Pedagógico marca início das atividades docentes na FADEP em 2019

Publicado dia 30/01/2019 às 03:26

Teve início na noite de segunda, 28, o Encontro Pedagógico 2019.1 da FADEP, cujas atividades foram especialmente preparadas pelo Núcleo de Apoio Docente - NAP, com o objetivo de proporcionar aos docentes uma reflexão sobre os desafios para o semestre que se inicia na próxima semana. Com ênfase no aprofundamento do uso de metodologias ativas em sala de aula, o encontro se estende até a próxima sexta, 01, com as reuniões de planejamento dos diferentes cursos.

Na noite de abertura, os docentes foram recebidos pela Diretora Geral da instituição, Kelen Mânica, que abriu os trabalhos dando as boas vindas, reiterando o compromisso da NRE Educacional, mantenedora da FADEP, no sentido de oferecer todas as condições para que um trabalho de excelência seja desenvolvido nesse novo ciclo que se inicia. Kelen aproveitou para apresentar aos presentes os novos coordenadores de cursos e sua equipe de trabalho, composta por Ornella Bertuol, Diretora Acadêmica, Cláudio Müller, Coordenador de Planejamento, Carla Rüedell, que deixa a direção do curso de Administração para assumir a Assessoria Acadêmica, Cláudia Facin, Coordenadora Administrativo-Financeira e Marielle Sandalovski, que estará à frente da COPEX, Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Em seguida, foi a vez da Diretora Acadêmica fazer sua saudação aos presentes, ressaltando o novo momento pelo qual passa a FADEP e a necessidade de que todos estejam imbuídos de um mesmo propósito, o que, em suas palavras, será o diferencial no projeto de transformação da instituição em Centro Universitário.

Habilidades sociais e produção do conhecimento

A palestra de abertura do Encontro Pedagógico ficou a cargo do Professor Doutor Clóves Amorim, da PUC/PR, que abordou o tema “Habilidades Sociais: potencializando aprendizagens”. Entre outros aspectos abordados, Clóves ressaltou a importância de que as ações e atitudes do professor sejam pensadas a partir de uma abordagem capaz de encantar os alunos, estratégia que, em seu entendimento promove um maior engajamento, e, consequentemente, um melhor aproveitamento dos temas propostos e trabalhados em sala de aula. Para o professor, um dos grandes desafios reside na necessidade que o ofício de professor, algo, em seu entendimento, mais amplo do que a profissão, tem no sentido de construir caminhos que efetivamente sejam capazes de, em suas palavras, “construir algo que antes o aluno não tinha em seu repertório”. Um tema bastante amplo, mas que suscitou a atenção e a participação dos docentes presentes na noite de abertura do Encontro Pedagógico.

Logo após a palestra, em prosseguimento à temática abordada, aconteceu o debate “O desenvolvimento das habilidades sociais no universo da formação profissional”, que, além da presença do Professor Cloves Amorim, contou com a participação das professoras Carla Baumer, Márcia Piovezani e Graziela Scopel Borges, com o tema do debate sendo aberto a perguntas e reflexões dos presentes.

Para a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), professora Tânia Ceni, a fala do Professor Cloves Amorim e o debate vêm ao encontro de um dos principais desafios do educador, qual seja, o de olhar a educação não apenas sob uma perspectiva que considere a formação técnica do aluno, mas também de uma formação de um profissional cujo repertório de conhecimentos e práticas inclua habilidades com os relacionamentos interpessoais e todas as demais competências que envolvam o social e o emocional, o que, em seu entendimento, é o realmente torna alguém “mais humano”.

O Encontro Pedagógico prossegue na noite desta terça, 29, com três diferentes oficinas, que abordarão temáticas pertinentes ao atual momento do ensino superior, com ênfase na utilização de metodologias ativas.