Odontologia

O Curso

O Curso de Odontologia da FADEP apresenta um objetivo geral, que é capacitar agentes responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do seu papel social e de cidadania, e um objetivo específico de formar o Cirurgião Dentista para atuar como agente promotor da saúde, com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde bucal, promovendo a qualidade da assistência odontológica à comunidade.

Em síntese, o Curso de Bacharelado em Odontologia da FADEP, em consonância com as suas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002), tem como objetivo a formação de um profissional dotado dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidade gerais:

I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios de ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissinal, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posição de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e

VI – educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas propiciando condições para que haja benfícios mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

O curso de Odontologia desenvolverá metodologicamente e com avaliação as seguintes habilidades essenciais para a empregabilidade e à preparação para o exercício da cidadania de seus egressos: Planejar; Analisar e Interpretar; Tomar decisão; Liderar; Ser criativo; Raciocinar de forma lógica; Raciocinar de forma crítica e analítica; Negociar; Comunicar; Relacionamento interpessoal; Trabalhar em equipe multiprofissional.

POR QUE ESCOLHER A FADEP?

A FADEP vem desenvolvendo sua vocação de formar profissionais na área da Saúde há anos e oferece vários cursos consolidados nessa área.

O curso de Odontologia  será oferecido em infraestrutura própria, que vai desde salas de aula com acesso à internet, passando por laboratórios modernos e bem equipados. O curso contará também com oCentro de Desenvolvimento de Práticas em Saúde (CDPS), espaço em que ocorrerão as atividades de simulação e desenvolvimento de habilidades.  A biblioteca está localizada em um amplo espaço e possui acervo com 12 mil títulos, além de acesso online aos periódicos das bases de dados da EBSCO e à Biblioteca Virtual do Grupo A.

O corpo docente do curso de Odontologia da FADEP é constituído, por mestres e doutores, com ampla experiência acadêmica e profissional, estando aptos a executar com excelência o projeto do Curso, que tem como principais fundamentos a oferta de práticas nos serviços de saúde desde o seu início, a integração dos conhecimentos teóricos e a pesquisa com a prática clínica e a preparação dos futuros médicos para um mundo cada vez mais digital e complexo utilizando diferentes metodologias. Ou seja, modernizar a formação médica sem perder de vista a necessidade da atuação centrada no paciente constitui-se o principal desafio do Curso.

Além disso, o curso de Odontologia da FADEP está localizado em Pato Branco, cidade que é polo regional em saúde, pertencente à 7ª Regional de Saúdo do Estado do Paraná, onde não há outros cursos de odontologia, deixando única e exclusivamente para a FADEP a responsabilidade de dar o suporte, por meio de seus acadêmicos, e por meio de parcerias, às comunidades Quilombolas e Indígenas, assim como à rede pública, através de suas Unidades Básicas de Saúde.