Notícia

FADEP leva práticas de Estética e Cosmética ao Hospital do Câncer e à UTI neonatal do Instituto Policlínica

Publicado dia 02/12/2019 às 06:44

O curso de Estética e Cosmética da Faculdade de Pato Branco (FADEP) desenvolveu, no decorrer do segundo semestre de 2019, o projeto “Estética gerando sorrisos”, realizado junto ao Hospital do Câncer e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Instituto Policlínica Pato Branco. Nas visitas, realizadas nas manhãs de quintas-feiras, acadêmicas atenderam pacientes e acompanhantes, com técnicas de embelezamento e relaxamento, colocando em prática nuances da profissão, numa perspectiva humanizada.

O projeto envolveu acadêmicas dos 2º, 4º e 6º períodos, por meio das disciplinas de Técnicas de Maquiagem e Embelezamento Pessoal e Terapias Alternativas, ministradas pelas docentes Janaina Mochnacz e Karin Schmidt. Entre as técnicas voltadas aos pacientes e acompanhantes, estiveram: massagem express, spa de pés e mãos, além de design de sobrancelhas.

“O objetivo foi devolver, ou resgatar, a autoestima das pacientes, melhorando a autoimagem e o bem-estar dessas pessoas, que estão passando por um momento delicado de saúde ou cuidando de um familiar debilitado”, comenta a professora Karin. 

​Para a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Ma. Solange Maria Bertol Copetti, a iniciativa demonstra a relação da área com o desenvolvimento humano. “O aluno que queremos formar precisa mais do que conhecimentos técnicos e científicos para exercer sua profissão. A FADEP proporciona momentos de conhecimento humanístico, oportunizando a vivência de diferentes realidades da prática profissional, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida da sociedade”, evidencia.

Nesse sentido, o projeto junto ao Hospital do Câncer e ao Instituto Policlínica Pato Branco adquiriu um viés ainda mais significativo. “Os relatos dos alunos são positivos e emocionantes. Despertamos neles valores especiais, tais como: empatia, solidariedade e comprometimento com o outro. Mostramos a humanização da Estética e o quanto podemos contribuir na melhora da vida das pessoas”, completa a professora Solange.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.