Notícia

CPA mobiliza acadêmicos para a última semana de avaliação das disciplinas e dos professores

Publicado dia 03/06/2019 às 07:00

Processo iniciou no dia 20 de maio e encerra nesta sexta-feira, dia 07 de junho, envolvendo, de forma simultânea, todas as IES do Grupo Afya Educacional


A Faculdade de Pato Branco (FADEP), assim como as demais instituições de ensino superior que compõem o Grupo Afya Educacional, está vivenciando a avaliação institucional das disciplinas e dos docentes, que deve ser realizada pelos acadêmicos até sexta-feira, dia 07 de junho. Para enaltecer a importância do engajamento dos alunos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FADEP está promovendo uma série de ações e encontros voltados aos estudantes, enfatizando a função da avaliação, que oportuniza a superação de limites para a melhoria permanente da qualidade das atividades desenvolvidas pela IES.

Neste ano, a avaliação institucional está ocorrendo em um sistema online centralizado, envolvendo todas as IES do Grupo Afya em um único canal. Dessa forma, os dados estão sendo mensurados com mais agilidade, observando o desempenho de cada IES, bem como de cada curso, o que oportuniza ações direcionadas, especialmente nestes últimos dias de avaliação, buscando envolver os acadêmicos de forma mais assertiva, conforme pontua o coordenador da CPA da FADEP, professor Me. Luiz Fernando Rigatti.

“Neste momento, os alunos são convidados a avaliar as disciplinas do semestre letivo. O objetivo é registrar a percepção dos discentes em relação ao trabalho docente, fomentando dados para o fortalecimento das práticas em sala de aula, possibilitando o correto entendimento para gestão e viabilizando as condições necessárias para professores e alunos”, destaca Luiz.

O professor Luiz lembra, ainda, que além de oportunizar avanços significativos no que refere-se à atuação dos professores e à condução das disciplinas, os processos de avaliação institucional têm resultado em melhorias significativas para diversos setores da FADEP. “Nos últimos anos, vivenciamos melhorias na infraestrutura física, possíveis a partir da participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação, em que pudemos identificar e executar demandas que oportunizaram a estruturação de ambientes importantes, fortalecendo, cada vez mais, a cultura da CPA existente em nosso campus”, destaca Luiz.

Entre os avanços nesse sentido, está a cobertura entre os blocos, o asfalto das vias internas, a implementação de novas salas de metodologias ativas, bibliotecas on-line, estruturação da Biblioteca Central, implantação de ambientes de convivência, melhorias na rede wi-fi, estruturação das salas dos professores, bem como do refeitório dos funcionários, entre outros avanços.

Destaque, ainda, para o fortalecimento das ações da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), do Programa de Atendimento ao Discente (PADIS), do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (GESTA), do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), bem como a realização de novos projetos de extensão e ações de responsabilidade social, junto à comunidade externa, envolvendo alunos, professores e funcionários.

“Diretamente, esse movimento participativo foi um dos pontos fundamentais para que pudéssemos obter o conceito 5 atribuído pelo Ministério da Educação no processo de transformação em Centro Universitário, qual a FADEP está vivenciando, pois demonstramos, aos avaliadores do MEC, a sinergia existente na Faculdade em prol do aprimoramento das nossas ações educacionais, o que também revela-se por meio dos processos de avaliação da CPA”, completa o professor Luiz.

O próximo processo avaliativo será a autoavaliação docente, visando oportunizar a autorreflexão do professor sobre suas práticas docentes e identificar a sua satisfação diante do aprendizado dos alunos. “Não olhamos apenas para um dado isolado, mas observamos todo um contexto de dados para compreender, de forma mais assertiva, as variáveis dos processos e as demandas de todos os setores educacionais da IES”, finaliza o coordenador da CPA.


------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.