Notícia

Curso de Enfermagem realiza bancas para apresentações de TCCs

Publicado dia 03/07/2019 às 06:50

Na última semana, nos dias 24 e 25, o curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco (FADEP) promoveu as bancas de socialização dos trabalhos de conclusão de curso, reunindo professores e acadêmicos do 9º período. Os trabalhos iniciaram no segundo semestre de 2018, no 8º período, quando foram desenvolvidos os projetos e, posteriormente, enviados à Plataforma Brasil. Agora, sob orientação dos docentes, aconteceu a aplicação do estudo e, como produto final, a elaboração de artigos científicos.

A professora e coordenadora do curso de Enfermagem da FADEP, Ma. Gisele Iopp Massafera, conta que os acadêmicos estão inseridos nas atividades práticas desde o início da graduação, possibilitando a assimilação do conteúdo teórico trabalhado em sala de aula com a atuação voltada à saúde. Dessa forma, os alunos são formados com perfil generalista, humanista, crítico, reflexivo e criativo, voltado ao exercício da profissão com responsabilidade e ética.

“Nesta reta final do curso, evidencia-se que os nossos alunos estão aptos para atuarem no mercado de trabalho, exercendo a profissão de enfermeiro com competência técnica e humana, desempenhando um papel fundamental que vai além do cuidar, que é a essência da Enfermagem, mas também envolve o gerenciar e o ensinar, além de outras atribuições”, avalia Gisele.

Para a coordenadora, um dos referenciais que também podem ser destacados, é a inserção do acadêmico, desde o início do curso, em estágios remunerados, podendo exercer atividades burocráticas ligadas à saúde, bem como auxiliar e acompanhar pacientes em exames, cadastros e na realização de práticas de acolhimento. “Para o aperfeiçoamento do acadêmico, são realizadas visitas técnicas, participação em congressos, promoção de cursos e palestras com profissionais altamente capacitados e que são referência no país. Soma-se a isso a contribuição oportunizada nos estágios, em que os alunos adquirem competências para atender a população de forma humanizada, prestando assistência qualificada”, enfatiza Gisele.

Destaque, ainda, para a  infraestrutura ofertada pela FADEP, que possui laboratórios modernos e uma Clínica Escola atuante, referência para toda a região, onde estão alocadas as clínicas de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, ambulatório-escola de Enfermagem e laboratórios de Nutrição e Gastronomia. “Os nossos acadêmicos podem atuar, dentro da Faculdade, em espaços modernos, que dispõem de tecnologia avançada para a realização de práticas da Enfermagem, que também ocorrem em bonecos de alta fidelidade,  como acontece no Centro de Simulação Realística, que é um dos únicos existentes no Paraná”, reforça Gisele.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.