Notícia

Acadêmicos de Odontologia poderão estagiar no Hospital do Câncer de Pato Branco

Publicado dia 03/10/2019 às 07:00

Parceria entre a FADEP e o Instituto Policlínica Pato Branco oportunizará aos acadêmicos a vivência prática da odontologia hospitalar


Na tarde desta terça-feira (01/10), acadêmicos e docentes do curso de Odontologia da Faculdade de Pato Branco (FADEP) estiveram no Instituto Policlínica Pato Branco e no Hospital do Câncer. A visita objetivou apresentar a estrutura e serviços do hospital aos alunos, considerando que, em breve, eles poderão estagiar na área de oncologia, vivenciando a prática da odontologia hospitalar.

Na oportunidade, a administradora hospitalar do Instituto Policlínica, Gabriela Izidro, apresentou a atuação do hospital, serviços, estrutura, atendimentos e postura filantrópica, especialmente após a estruturação ocorrida em 2015, quando o hospital, que possui mais de 50 anos de história em Pato Branco, tornou-se Instituto.

“É muito importante recebermos mais este campo de estágio, envolvendo cursos da FADEP. Esse serviço de odontologia para pacientes em tratamento de câncer fortalecerá o atendimento que é ofertado por nós, justamente porque esta patologia afeta o paciente como um todo, por isso prezamos pelo atendimento global. Este será mais um diferencial para os nossos pacientes”, disse Gabriela.

Os alunos puderam conhecer, ainda, os serviços de alta complexidade, credenciados pelo SUS, realizados pelo Instituto Policlínica, em que são atendidos municípios da 7ª e 8ª regionais de Saúde, além de sete municípios de Santa Catarina, especialmente no que refere-se às áreas de oncologia, ortopedia, nefrologia, cardiologia, além de transplantes de rim e coração. Os acadêmicos receberam, também, informações quanto a postura adequada para atuação em estágios na área hospitalar.

A acadêmica do 1º período do curso de Odontologia da FADEP, Aline Elizabeth Imlau, ressaltou a importância do estágio na área hospitalar. “A oportunidade de estagiarmos na área de oncologia nos oportunizará uma experiência única, considerando que teremos a vivência da odontologia hospitalar. Isso reforça a contribuição da odontologia e do profissional dentista no contexto hospitalar, pois a higiene bucal reflete diretamente em complicações sistêmicas e essa sensibilização pode partir de nós, acadêmicos, quando estivermos atuando junto à comunidade”, disse.

O coordenador do curso de Odontologia, professor Dr. Wellington Lima, destaca a postura da FADEP, em oportunizar a inserção dos acadêmicos em práticas de estágio. "Queremos colocar o aluno em contato com o paciente e com a população desde o início da graduação, estimulando a sensibilidade e promovendo uma formação humanizada. Isso também atende uma abordagem social, pois estes pacientes demandam procedimentos diferenciados, o que, futuramente, pode contribuir para desafogar a demanda do SUS, uma vez que estes alunos, além de atuarem na rede pública, poderão implementar essa experiência em suas clínicas de atuação”, ressaltou.

Na ocasião, ainda, foi oficializada a parceria entre o curso de Odontologia da FADEP e o Instituto Policlínica Pato Branco, para destinação dos recursos obtidos com a I Jornada Acadêmica de Odontologia, que acontece de 30 de outubro a 01 de novembro, ao Hospital do Câncer de Pato Branco – que resulta de uma parceria entre o Instituto Policlínica e a Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer. 


------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.