Notícia

FADEP e Instituto de Saúde São Lucas firmam parceria para realização de projetos inovadores de base tecnológica

Publicado dia 05/10/2019 às 01:26

A Faculdade de Pato Branco (FADEP), por meio do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização (NIEMAI), firmou um convênio de parceria com o Instituto de Saúde São Lucas (ISSAL), para viabilizar oportunidades de cooperação e desenvolvimento tecnológico voltadas à inovação. A formalização da parceria ocorreu na terça-feira (01/10), envolvendo a direção da FADEP e também do Hospital São Lucas.

De acordo com o coordenador do NIEMAI, professor Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto, a pareceria oportunizará o desenvolvimento de projetos e práticas inovadoras, bem como o envolvimento da comunidade acadêmica. “Temos um papel perante a população do Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina, que é o de contribuir diretamente no desenvolvimento social e tecnológico. Para isso, colocamos à disposição a expertise dos nossos professores e acadêmicos a fim de potencializar práticas de pesquisa e projetos de inovação que possam atender as demandas dos mais variados setores, especialmente da área da saúde, o que será possível por meio deste convênio com o Hospital São Lucas”, enfatizou Justino.

Para o diretor superintendente do ISSAL, Sergio Luiz Wolker, a parceria com o meio acadêmico resultará em avanços significativos para a área da saúde. “Queremos fortalecer parcerias como esta, pois a integração com a universidade é muito importante. Precisamos de novas ideias e contamos com os acadêmicos e docentes para potencializar essa perspectiva de mudança, a partir das nossas necessidades, em prol de melhorias contínuas”, disse.

O presidente do ISSAL, dr. João Petry, pontuou a assertividade existente em contextos que oportunizam a troca de experiências em prol do desenvolvimento, especialmente quando há o envolvimento acadêmico. “Essa integração entre empresa e meio acadêmico é muito importante, para que a tecnologia possa contribuir para a prática médica, condição que vem agregar e oportunizar benefícios para a saúde da população”, destacou.

Segundo a diretora geral da FADEP, Kelen Beatris Lessa Mânica, tratativas como esta serão cada vez mais frequentes, especialmente no momento atual, em que a Faculdade prepara-se para transformar-se em Centro Universitário. “Temos um potencial acadêmico muito grande, em que podemos oportunizar avanços significativos para a comunidade. Por isso, há uma troca entre a FADEP e entidades como o São Lucas, pois temos um propósito em comum, que é o de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, apontou.

O Sistema Fiep foi representado por Juliano Lima, gestor da Aceleradora de Pato Branco, que evidenciou o ecossistema inovativo de Pato Branco e região. “É uma satisfação acompanhar esse movimento existente em Pato Branco, em que vemos o potencial de startups voltadas a soluções de problemas ligados à saúde, pois temos um ecossistema forte e integrado, o que é potencializado por meio dessas parcerias, condição que gera bons resultados para a comunidade como um todo”, completou.

A parceria entre a FADEP e o Instituto de Saúde São Lucas prevê a realização de projetos nas seguintes áreas, por meio da integração entre os mais variados cursos ofertados pela Instituição: energias renováveis; tecnologia da informação; saúde e bem-estar; fomento à inovação; fomento ao empreendedorismo; acesso a editais de pesquisa; entre outros setores ligados ao desenvolvimento técnico e científico.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.