Notícia

Superintendente da Liga Nacional de Basquete conhece parceria entre a FADEP e o Pato Basquete

Publicado dia 06/09/2019 às 06:23

Como já está fazendo parte da rotina da equipe Sub 17 do Pato Basquete, segundas, quartas e sextas-feiras são dias de treino na Faculdade de Pato Branco (FADEP). Na última segunda-feira (02/09), o grupo recebeu a visita do superintendente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Sérgio Domenici, que conheceu a parceria entre a Faculdade e o time. A visita foi acompanhada pelo coordenador de Planejamento Institucional da FADEP, professor Claudio Müller e pelo presidente do Pato Basquete, Marcelo Pastorello.

Na ocasião, Sérgio Domenici conheceu a iniciativa, que visa o desenvolvimento multidisciplinar das categorias de base da equipe, uma vez que além da infraestrutura que a Faculdade oferece, os atletas ainda terão acompanhamento de alunos e professores dos cursos ofertados pela Instituição. “Quando conhecemos universidades com a estrutura da FADEP e que se propõem a fazer o desenvolvimento das categorias de base, percebemos o olhar voltado a um futuro de qualidade. Conheci aqui a academia, a quadra, a piscina, os cursos que a Faculdade oferece e que estarão dedicados a dar um suporte às categorias de base do Pato Basquete. Acredito que este será um projeto vencedor dentro do Novo Basquete Brasil (NBB)”, pontuou Sérgio.

De acordo com Sérgio, hoje, 50% dos atletas que jogam no NBB vieram da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), o principal campeonato de base do basquetebol brasileiro. “Se não fosse essa competição, não saberíamos como seria o futuro do NBB.  Pato Branco, ao se planejar também nesse sentido, confirma-se enquanto cidade que possui uma qualidade de vida muito boa, associada a um trabalho de excelência em todas as áreas. Não é à toa que o time daqui, de uma cidade com cerca de 90 mil habitantes, vai disputar a maior competição de basquete do Brasil, o NBB. Isso, é fruto de um trabalho muito competente”, destacou.

Atualmente, a equipe Sub 17 do Pato Basquete traz no currículo competições como o Campeonato Estadual, os Jogos Escolares e os Jogos da Juventude. São 13 atletas, três do Rio de Janeiro (RJ), um de Belo Horizonte (MG), um de Franca (SP), um de Guarapuava (PR), um de Palmas (PR) e seis de Pato Branco (PR).

Convênio FADEP e Pato Basquete

Como parte da parceria entre a FADEP e o Pato Basquete, firmada em agosto deste ano, os atletas têm à disposição a infraestrutura da Faculdade, que dispõe de Complexo Esportivo Multiuso com pista de atletismo, piscina térmica semiolímpica, campo de futebol, ginásio de esportes, academia e duas quadras de tênis. Destaque, também, para a moderna Clínica de Saúde, referência para toda a região, onde estão alocadas as clínicas de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, ambulatório-escola de Enfermagem, além dos laboratórios de Nutrição e Gastronomia.

A parceria entre a FADEP e o Pato Basquete prevê, ainda, a criação de um núcleo de iniciação esportiva, com moradores que residem nas proximidades da FADEP, no Bairro Fraron, envolvendo crianças a partir dos 9 anos de idade.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.