Notícia

Curso de Direito promove palestra sobre consumo sustentável em parceria com o Sebrae/PR

Publicado dia 08/08/2019 às 05:43

Na noite de terça-feira (06/08), o curso de Direito da Faculdade de Pato Branco (FADEP) promoveu uma palestra sobre consumo sustentável, ministrada pelo consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes Alves de Rezende, que há dois anos atua na regional de Pato Branco, sendo responsável pelos núcleos de Sustentabilidade e Voluntariado na regional Sul do Sebrae Paraná.

A participação de Francisco contemplou o início de um projeto integrador realizado com o 10º período do curso de Direito, envolvendo as disciplinas do semestre letivo, inclusive as de Estágio Supervisionado, em que os acadêmicos deverão estudar aspectos jurídicos relacionados ao consumo sustentável a partir de demandas que devem ser identificadas pelos acadêmicos.

“Este é um projeto de responsabilidade social, promovendo o debate sobre consumo sustentável e oportunizando a vivência dos acadêmicos diante de diversos contextos do mundo jurídico, especialmente aqueles voltados à sustentabilidade e sua importância para o desenvolvimento humano e social”, enfatizou a coordenadora do curso de Direito da FADEP, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero.

Na ocasião, Francisco conduziu uma fala provocativa, para que os alunos refletissem sobre suas posturas diante do consumo. “A intenção é que os acadêmicos compreendam a importância da temática e percebam, inclusive, que a sustentabilidade é um campo de estudo nas universidades e também uma oportunidade para o ramo da inovação, em diversos contextos da sociedade”, disse.

Francisco também apresentou os três pilares da sustentabilidade (ecológico, econômico e social), elucidando, de forma geral, o que é a sustentabilidade e sua aplicabilidade na sociedade, a partir de casos que estão ocorrendo em diversos países, inclusive no Brasil, a partir de ações do Sebrae/PR desenvolvidas no Sudoeste do Paraná. “As pessoas precisam compreender que sustentabilidade não é só plantar uma árvore, pois demanda mudanças de hábitos e de posturas diante do consumo no dia a dia”, pontuou.

Sobre a iniciativa do curso de Direito da FADEP, voltada à promoção de um projeto de extensão que abordará a temática, Francisco enalteceu a postura da Instituição. “É gratificante vivenciar esse debate no âmbito acadêmico e perceber que a FADEP e seus alunos estão mobilizados em prol do desenvolvimento regional sustentável, levando essas reflexões pala além da comunidade acadêmica, com um projeto relevante para a sociedade e para Pato Branco”, frisou.

Participaram do encontro, também, acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Engenharia Elétrica. A palestra contou com a promoção, ainda, do Programa de Atendimento ao Discente da Faculdade de Pato Branco (PADIS) e atendeu às diretrizes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).