Notícia

FADEP promove ações e mobiliza comunidade acadêmica para o Enade

Publicado dia 09/09/2019 às 07:43

A Faculdade de Pato Branco (FADEP), por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), está realizando o cronograma do Grupo de Apoio Enade, um ciclo de palestras com docentes da instituição voltado a promover a reflexão sobre as principais áreas do conhecimento e eixos temáticos contemplados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Paralelamente, estão sendo desenvolvidas diversas ações de comunicação interna e sensibilização por parte das coordenações de cursos de graduação, visando mobilizar os acadêmicos com o mote “#quero5noEnade”.

Até o momento, aconteceram dois encontros do ciclo de palestras: “Meio ambiente, sustentabilidade e intervenção humana”, com a professora Ma. Keli Starck (21/08); e “Promoção de saúde e prevenção de doenças”, com a professora Ma. Márcia Fernandes de Carvalho, secretária municipal de Saúde de Pato Branco (30/08). Serão realizados, ainda, os encontros: “Acessibilidade e inclusão social”, com a professora Zenaide Fragata Miranda (10/09); “Ciência, tecnologia e inovação”, com o professor Me. Justino Craveiro Neto (19/09); e “Estado, sociedade e trabalho”, com a professora Ma. Rosane Frigotto (25/09).

Dessa forma, o cronograma é voltado às turmas Enade 2019, mas toda a comunidade acadêmica está convidada a participar. “A ideia é fortalecer o conhecimento destes temas e relacioná-lo à metodologia proposta pelo Enade. Esta ação tem o diferencial de envolver um professor especialista na área de cada eixo. A partir disso, temos dois pontos de vista: o primeiro é humano, pois estamos indo além da sala de aula, promovendo conhecimento e oportunizando aprendizado voltado a temas atuais e relevantes para a sociedade. Há, ainda, o lado prático, pois teremos uma assertividade maior no que refere-se ao desempenho dos nossos alunos no Enade”, avalia o coordenador da CPA da FADEP, professor Me. Luiz Fernando Rigatti.

A CPA está associada e alinhada com todos os processos avaliativos institucionais, sejam internos ou externos. “O Enade trata-se de uma avaliação externa, de extrema importância, pois refere-se a uma prova que ocorre apenas uma vez e que objetiva medir o desempenho do aluno frente à sua graduação, resultado que integrará a nota do curso perante o Ministério da Educação (MEC)”, salienta Luiz.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. As provas serão no dia 24 de novembro de 2019.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Italo Thiago Romano Zuconelli e Lucas Alexandre Nether, acadêmicos do 4º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.