Notícia

FADEP promove participação expressiva de alunos no Desfile de 7 de Setembro

Publicado dia 09/09/2019 às 09:30

Cerca de 130 alunos dos diferentes cursos de graduação, acompanhados por professores, representaram a Faculdade de Pato Branco (FADEP), seus cursos, projetos e história, no Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, realizado em Pato Branco na manhã de sábado (07/09). A Faculdade também mobilizou aproximadamente 80 acadêmicos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura. Dessa forma, a FADEP reuniu diferentes gerações, cuja participação voluntária e expressiva enalteceu o sentimento de orgulho e pertencimento da comunidade acadêmica.

A FADEP esteve presente em três alas: no bloco que retratou a história do Bairro Fraron; no bloco da Saúde, que contou a história da evolução da Saúde no município; e no bloco da Tecnologia e da Inovação, que abordou os avanços tecnológicos e o ambiente voltado à inovação existente na cidade.

A gestora da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, enalteceu a participação voluntária de alunos e professores. “Em momentos como este, evidenciamos o papel e a responsabilidade social da FADEP, pois além da formação profissional, também primamos pela formação cidadã dos nossos acadêmicos, especialmente o compromisso com o desenvolvimento humano e social. Certamente, deixamos uma bonita mensagem, demonstrando o orgulho de sermos FADEP e de podermos contribuir com a educação, a saúde e a inovação em nossa região de inserção”, destacou.

A secretária municipal de Saúde e docente da FADEP, professora Ma. Márcia Fernandes de Carvalho, enfatizou a representatividade da ala da Saúde, que retratou desde a história do SUS, além de práticas de promoção e prevenção na rede pública, sendo coroadas com o ambiente de Educação Médica e em Saúde existente hoje na cidade.

“É motivo de orgulho sermos uma cidade reconhecida nacionalmente pela qualidade da Saúde que oferecemos, na atenção básica quanto na média e alta complexidade. Isso ganha ainda mais força quando consideramos a excelência do Ensino Superior e os cursos que ofertamos em Pato Branco. Esse conjunto de ações reflete, diretamente, na longevidade e na qualidade de vida da população, realidade que pudemos vivenciar, inclusive, nas diferentes gerações que integraram o nosso desfile”, enfatizou Márcia.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, a Semana da Pátria realizada em Pato Branco e que culminou com o Desfile Cívico-Militar, oportunizou a vivência da cidadania, em ações que provocaram a reflexão sobre os valores que enaltecem a Pátria: solidariedade, respeito aos símbolos nacionais e a valorização das raízes históricas traduzidas na colonização da cidade.

“O maior brilho do Desfile deve-se ao engajamento das instituições e entidades locais, que aderiram ao convite feito pelos educandários do Ensino Fundamental e foram para a Avenida mostrar um pouco do que são e o que fazem no dia a dia, para escrever a história de Pato Branco no hoje! Foi uma belíssima lição de civismo o entrelaçamento de gerações, num mesmo propósito: demonstrar o amor pela Pátria e por Pato Branco, cidade que foi sendo construída por muitas vidas, ensinando às crianças que elas têm raízes sólidas e muitas histórias em que se inspirar”, enfatizou a secretária Heloí.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Adriele Raulino, Alan Winkoski, Italo Romano Zuconelli, João Felipe Florencio, Maria Clara Guarneri Costa, Rafaela Rodrigues Suzin e Stacy Naomi Onomichi / acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FADEP.

Confira mais fotos do desfile em: https://www.facebook.com/faculdade.fadep ​