Notícia

FADEP promove programação diversificada na Inventum 2019

Publicado dia 09/11/2019 às 03:36

FADEP está levando para esta, que é a maior feira do segmento do Estado do Paraná, o que há de mais moderno em tecnologias de Saúde, além da integração com todos os cursos de graduação ofertados pela instituição


A Faculdade de Pato Branco (FADEP) organizou uma programação repleta de opções para a IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019, que iniciou nesta sexta-feira (08/11) e segue até quarta-feira (13/11). Com dois espaços, na área interna e externa, a programação da FADEP, para os seis dias da Inventum 2019, conta com mais de 50 atividades e atrações, a partir da integração entre os cursos de graduação ofertados pela Instituição, nas mais diversas áreas do conhecimento. Destaque, ainda, para as soluções tecnológicas voltadas à área da Saúde, que acompanham a postura da Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil, o qual a FADEP faz parte.

A solenidade de abertura da Inventum 2019 aconteceu nesta sexta-feira (08/11), reunindo autoridades locais e estaduais. Na ocasião, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, evidenciou a importância do envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) para realização da programação.

“Educar é incentivar a criação de coisas novas, por isso precisamos estimular as novas gerações a buscarem o conhecimento por meio da Educação. A Inventum surgiu para democratizar a tecnologia e disseminar o conhecimento e, nesse sentido, precisamos da integração com o meio acadêmico, para que, cada vez mais, as ideias possam promover verdadeiras mudanças na sociedade”, disse Zucchi.

A gestora da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, coordenou a participação da FADEP na Inventum e evidencia a importância da diversidade de atrações e da estrutura viabilizada pela Faculdade para imersão da instituição no evento, voltado à produção do conhecimento, por meio da ciência, da tecnologia e da inovação.

“A FADEP confirma o seu compromisso com o desenvolvimento regional a partir da integração com as mais variadas áreas do conhecimento que nos constituem enquanto IES e concretizam esses quase 20 anos de história, no Ensino Superior regional. A Inventum é uma oportunidade para evidenciarmos a nossa postura voltada à excelência na Educação e à inovação, apresentando a realidade e o dia a dia dos nossos cursos, a partir de uma participação expressiva e diversificada”, pontuou Marielle.

Fadep na Inventum

O espaço na área externa, denominado “FADEP Square”, é uma estrutura em contêiner integrada à uma praça a céu aberto, que reúne uma geodésica em bambu, paisagismo, área de convivência e alternativas de energia solar, combinação que simboliza a postura da FADEP voltada à sustentabilidade, uma vez que a Faculdade possui, hoje, a segunda maior usina fotovoltaica do Sudoeste do Paraná, sendo autossustentável.

O FADEP Square receberá, ainda, boa parte da programação da FADEP. Serão atividades e oficinas variadas, preparadas pelos cursos aos visitantes da feira. Quem passar pelo local, poderá prestigiar atrações artísticas, participar de ações nas áreas da saúde, engenharias, tecnologia, esporte, lazer, bem-estar e qualidade de vida. Destaque, ainda, para a programação realizada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Hackathon - Saúde e Bem-estar da Pessoa Idosa, entre outros.

No estande interno, os visitantes encontram atividades voltadas à área da Saúde, entre tecnologias de realidade virtual, eletroestimulação funcional muscular, bonecos simuladores, plataforma multidisciplinar 3D, uma série de experiências que oportunizam conhecer o corpo humano.

A programação completa da FADEP na Inventum 2019 pode ser conferida em: https://www.fadep.br/fadepnainventum.  A Inventum é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com entidades parceiras.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.