Notícia

Inventum 2019: FADEP e entidades envolvem alunos do Ensino Médio em Hackathon voltado à terceira idade

Publicado dia 09/11/2019 às 06:14

Nesta sexta-feira (08/11), primeira noite de programação da IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019, a Faculdade de Pato Branco (FADEP), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram a abertura do “Hackathon - Saúde e Bem-estar da Pessoa Idosa”, que promoverá 24 horas de imersão envolvendo estudantes do Ensino Médio, que têm a missão de propor soluções inovadoras voltadas à qualidade de vida na terceira idade.

A iniciativa, coordenada pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização (NIEMAI), conta com a colaboração de professores e alunos da FADEP, além de mentorias de profissionais do Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) e Sudovaley.

Na ocasião, a diretora geral da FADEP, Kelen Beatris Lessa Mânica, evidenciou o compromisso da Faculdade diante da proposta do Hackathon, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). “Sabemos que esta iniciativa pode resultar grandes projetos, por isso, para a FADEP é motivo de orgulho apoiar essa causa e ter a Unati, justamente porque Pato Branco é cidade amiga do idoso e temos condição de estarmos, cada vez mais, contribuindo para a qualidade de vida e inclusão da pessoa idosa”, enfatizou.

A deputada federal Leandre Dal Ponte participou da abertura da programação e destacou que levará os vencedores à Brasília. “A FADEP é uma instituição comprometida com as pessoas, com o ser humano. A Unati tem uma importância para o desenvolvimento social e humano local e regional. A Inventum está confirmando a vocação tecnológica e inovadora que Pato Branco tem, em que essa iniciativa, voltada à terceira idade, poderá melhorar, e muito, a vida dos idosos e da sociedade como um todo”, ressaltou.

O aluno da Unati, Jorge Tadeu Guerios, 67 anos, enalteceu a iniciativa e destacou a necessidade de melhorias, bem como alternativas de acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida, destinadas à terceira idade. “Envelhecer é uma dádiva, uma oportunidade para novos desafios e aprendizagens. Pato Branco confirma que é uma cidade amiga do idoso ao realizar ações como esta”, pontuou.

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde e docente da FADEP, Marcia Fernandes de Carvalho, apresentou uma pesquisa elucidando o panorama da terceira idade em Pato Branco, em que compartilhou diversas demandas sinalizadas pelo público idoso pato-branquense. “Dar condições ou melhorar a vida dos idosos é função do poder público e, para isso, contamos com o apoio do meio acadêmico, pois é preciso planejar o futuro da cidade, uma vez que o crescimento da população idosa é uma realidade. Por isso, esperamos a realização de belíssimos projetos para os nossos idosos a partir deste Hackathon”, destacou.

A médica geriatra, doutora Giana Daclê Telles, que atua há 30 anos na área, disse que, na atualidade, há um despertar para a revolução do envelhecimento. Isso porque, segundo ela, há diferentes perfis de idosos, do ativo até o mais dependente. Sendo assim, o idoso deve ser reconhecido pela sua idade, mas principalmente pela autonomia e funcionalidade. “Quando falamos em saúde do idoso, temos que considerar que ela representa, sobretudo, a manutenção do maior tempo possível de autonomia e independência. Os horizontes e o mercado de trabalho devem considerar a diversidade, a acessibilidade e a inclusão da pessoa idosa”, disse.

Os vencedores do Hackathon - Saúde e Bem-estar da Pessoa Idosa serão anunciados neste sábado (09/11), às 21h30, no FADEP Square.  A programação completa da FADEP na Inventum 2019 pode ser conferida em: https://www.fadep.br/fadepnainventum.

Fadep na Inventum

Com dois espaços, na área interna e externa, a programação da FADEP conta com mais de 50 atividades e atrações, a partir da integração entre todos os cursos de graduação ofertados pela Instituição, nas mais diversas áreas do conhecimento. Destaque, ainda, para as soluções tecnológicas para a área da Saúde, que acompanham a postura da Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil, o qual a FADEP faz parte.

A Inventum é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com entidades parceiras.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.