Notícia

FADEP recebe gestores e lideranças em evento regional do Sebrae/PR

Publicado dia 12/07/2019 às 11:37

Momento de imersão enalteceu o papel das lideranças na promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, estimulando práticas inovadoras e o protagonismo local  


Nesta quarta-feira (10/07), a Faculdade de Pato Branco (FADEP) recebeu o Fórum de Desenvolvimento Territorial - Encontro Regional dos Comitês das MPEs, programação promovida pelo Sebrae/PR, com apoio da FADEP. Participaram prefeitos, gestores, docentes, lideranças e Comitês de Desenvolvimento Territorial das Micro e Pequenas Empresas das regiões Sudoeste, Fronteira e Iguaçu.

Representando a FADEP, a professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, coordenadora da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), falou sobre o momento ímpar vivenciado pela Instituição, que hoje soma-se ao Grupo Educacional Afya e, recentemente, passou pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) para transformação em Centro Universitário, processo em que a Faculdade foi avaliada com conceito 5, a nota máxima recomendada pelo MEC, atribuída a instituições de Ensino Superior, numa escala de 1 a 5. 

“Hoje, a FADEP representa o grupo Afya no Sul do Brasil, o que oportuniza o fortalecimento das nossas ações voltadas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, bem como o compromisso da Instituição de intensificar a participação da FADEP em ações voltadas ao desenvolvimento regional. Destacamos, ainda, o nosso compromisso permanente com o educar, o empreender e o inovar, pois além de profissionais, formamos cidadãos. Por isso, acreditamos que cada organização e ator social tem um papel significativo, pois cada um, dentro das suas especificidades, quando alinhadas com o coletivo, é capaz de potencializar o desenvolvimento humano e territorial de toda uma região, como acontece no Sudoeste do Paraná”, destacou Marielle.

Na ocasião, o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, falou sobre a importância das lideranças para o desenvolvimento local e regional, em referência aos participantes do Fórum. “Reunimos aqui, hoje, lideranças que promovem, por inspiração, o engajamento que as pessoas precisam. Pato Branco e região têm ações importantes, com destaque na gestão pública, que representam evidências reais para o desenvolvimento que o Sebrae/PR, por meio de suas ações e dos seus atores, busca alcançar todos os dias”, disse.

Cesar destacou, ainda, a representatividade dos ativos tecnológicos que compõem o ecossistema regional, rede que torna possível fazer a diferença e oportunizar o desenvolvimento humano, social e empresarial a partir da inovação.  “Nesse sentido, para inovar, é preciso trabalhar com a capacidade empreendedora, por meio de uma gestão humanizada, pois esse ecossistema é feito, sobretudo, pelo protagonismo das pessoas – afinal, são elas que transformam a sociedade por meio da inovação e da governança”, enfatizou. 

Programação

No painel “Lideranças que transformam”, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi – vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae/PR, na categoria Inovação, no estado do Paraná – falou sobre transparência na gestão pública associada à inovação e ao desenvolvimento sustentável, visando motivar o engajamento social e a participação ativa da população.

“Um dos nossos principais propósitos sempre foi horizontalizar o acesso ao conhecimento, para que as crianças, independente da escola que estudem ou do bairro em que residam, possam vivenciar os benefícios da tecnologia e da inovação quando inseridas na educação pública. Fizemos isso com a oferta de tablets educacionais, com a criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a realização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum, além de outras ações nesse sentido”, disse.

Nos últimos meses, eixos estruturantes para o desenvolvimento conduziram projetos realizados pelos Comitês Territoriais, articulação que contou com representantes da FADEP atuando nos grupos setoriais, tais como membros da direção, Programa de Atendimento ao Discente (PADIS), COPPEX e Secretaria Geral. Esses projetos também foram apresentados nesta tarde (10/07), contemplando eixos temáticos como: Tecnologia; Agronegócio; Educação; Turismo e Indústria – tendo o associativismo e a inovação como embasamento transversal de todas as ações.

Para apresentação dos projetos, a abertura da rodada foi conduzida pelo presidente do Comitê das MPEs do Sudoeste, Carlos Manfroi, que também preside a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e pela Gestora Regional Linha Ambiente de Negócios, Maria Auria Mulhmann.  

Após conhecerem os projetos apresentados pelos Comitês Territoriais, os participantes prestigiaram, ainda, a palestra “Planejando as cidades que desejamos”, com Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, que falou sobre o modelo de desenvolvimento urbano e social baseado nas smarts citys.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.