Notícia

Inventum 2019: FADEP recebe alunos e professores de escolas da região

Publicado dia 11/11/2019 às 09:41

O estande interno da Faculdade de Pato Branco (FADEP) fez a alegria de crianças e adolescentes na manhã desta segunda-feira (11/11), na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019. Alunos e professores da rede pública e privada de ensino, de toda a região, estão visitando a Feira, quando podem participar das experiências oportunizadas pela FADEP.

No estande interno, onde a FADEP está apresentando diversas tecnologias voltadas à área da saúde, alunos e professores podem passear pelo corpo humano, por meio de alternativas de realidade aumentada. Também é possível participar ou assistir a diferentes atendimentos hospitalares. No FADEP Square, estande externo, as crianças podem, ainda, conhecer o Greenkar, o carro movido a energia elétrica projetado pelo curso de Engenharia Elétrica.

A professora do 5º ano da Escola Municipal Juvenal Cardoso, de Pato Branco, Andrea Riekehr, viveu a experiência de literalmente “entrar” no corpo humano e evidenciou a importância de tecnologias do gênero inseridas no processo de educação. “Achei uma experiência sensacional, eu nunca tinha participado de algo assim. Você poder vivenciar realmente o conhecimento, é muito gratificante, a aprendizagem vem mais rápido e de forma significativa. A FADEP, mais uma vez, inovando e trazendo essas maravilhas voltadas ao conhecimento”, disse.

A gestora da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, que coordenou a participação da FADEP na Inventum, avalia a integração com os diferentes públicos da Feira, especialmente com os mais variados níveis de ensino. “As pessoas, das diferentes gerações, querem conhecer como funciona o corpo humano, além da plataforma multidisciplinar que temos na FADEP e trouxemos para a feira. Essa integração oportuniza que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a nossa metodologia de ensino e reforça o nosso compromisso junto à sociedade”, enfatizou.

FADEP na Inventum

Com dois espaços, na área interna e externa, a programação da FADEP, para os seis dias da Inventum 2019, conta com mais de 50 atividades e atrações, a partir da integração entre os cursos de graduação ofertados pela Instituição, nas mais diversas áreas do conhecimento. Destaque, ainda, para as soluções tecnológicas voltadas à área da Saúde, que acompanham a postura da Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil, o qual a FADEP faz parte.

A programação completa da FADEP na Inventum 2019 segue até quarta-feira (13/11) e pode ser conferida em: https://www.fadep.br/fadepnainventum. A Inventum é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com entidades parceiras.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.