Notícia

FADEP realiza I Encontro Médico Acadêmico de Pato Branco

Publicado dia 21/08/2019 às 02:33

Programação organizada pelo Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro acontece de 15 a 17 de agosto e contará, ainda, com o I Workshop Acadêmico de Hematologia e Hemoterapia do Sudoeste do Paraná

De 15 a 17 de agosto, acontece o I Encontro Médico Acadêmico de Pato Branco – FADEP, um evento técnico-científico, organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro e coordenação do curso de Medicina da Faculdade de Pato Branco (FADEP). Paralelamente, nos dias 16 e 17, ocorre o I Workshop Acadêmico de Hematologia e Hemoterapia do Sudoeste do Paraná. A programação nos três dias contará com cerca de 20 atrações, por meio da participação de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Medicina de instituições públicas e privadas.

De acordo com a presidente do Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro, Lara Gandolfo, a programação multidisciplinar contemplará temas pertinentes a estudantes e profissionais da área médica, bem como de outras áreas ligadas à saúde. “Buscamos contemplar diversos temas do interesse de todas as turmas do curso de Medicina, em que todos os participantes terão conhecimento suficiente para realizar um bom encontro médico acadêmico”, destaca.

A programação organizada pelo Centro Acadêmico chama atenção por agregar profissionais de diversas Instituições de Ensino Superior, com experiência em áreas emergentes da Medicina, o que demonstra a representatividade do curso de Medicina da FADEP, pois, embora ainda “jovem”, vem assumindo espaço na educação médica do Paraná, bem como no Sul do Brasil. “Já conquistamos um bom espaço dentro do universo acadêmico. Essa nossa representatividade nos possibilitou grandes feitos, como a participação de representantes da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) que realizarão o I Workshop Acadêmico de Hematologia e Hemoterapia do Sudoeste do Paraná.  Além disso, teremos a presença de um dos fundadores da Academia Médica, Dr. Fernando Carbonieri”, enfatiza Lara.

A vice-presidente do CA, Laura Maria Voss Spricigo, destaca a diversidade dos palestrantes e dos temas abordados durante toda a programação. “Demos preferência aos excelentes profissionais da cidade e região, em que parte deles integra o corpo docente do curso de Medicina da FADEP. Além disso, contamos com palestrantes de outras regiões do Paraná e do Brasil, sendo especialistas nas áreas dos temas ministrados por cada um”, pontua.

Por ser a primeira edição do evento, a programação representa um legado para o curso de Medicina da FADEP. “Pretendemos fazer desse evento uma tradição no curso de Medicina, contando com o apoio da coordenação, direção e de toda a comunidade acadêmica da FADEP. Temos a certeza de que será um evento enriquecedor para todos os participantes, contribuindo com o crescimento de cada um”, avalia Laura.

A acadêmica Luísa Tonin Sartoretto, 1ª secretária do CA, enaltece a experiência de participar da organização do evento. “Isso nos possibilitou desenvolver vários aspectos da nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. Organização, espírito de liderança, companheirismo, trabalho em equipe e dedicação foram algumas das habilidades desenvolvidas pelos organizadores.  Com certeza, essa experiência terá fundamental relevância na nossa aprendizagem, sendo essencial para uma formação médica de excelência”, destaca.

A diretoria do Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro é formada pelas acadêmicas Lara Gandolfo (presidente), Laura Maria Voss Spricigo (vice-presidente), Luísa Tonin Sartoretto (1ª secretária), Letícia Godel (2ª secretária), Joyce Regina da Cruz (1ª tesoureira) e Adryelli Damo Lavarda (2ª tesoureira.

A programação completa do I Encontro Médico Acadêmico de Pato Branco e do I Workshop Acadêmico de Hematologia e Hemoterapia do Sudoeste do Paraná pode ser conferida em: www.fadep.br/i-encontro-medico-academico.

Para sócios do Centro Acadêmico, o investimento para participar da programação é R$ 25,00. Para não sócios, médicos, residentes, acadêmicos de outros cursos e comunidade em geral, o valor é R$ 35,00.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.