Notícia

Inventum 2019: Unati participa de oficina sobre smartphones e redes sociais

Publicado dia 12/11/2019 às 08:03

A Faculdade de Pato Branco (FADEP) recebeu na manhã desta terça-feira (12/11), na IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019, os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). No FADEP Square, espaço externo da Faculdade, os idosos participaram de uma oficina sobre smartphones e redes sociais, ministrada pelo professor Me. Justino Fontenelle Craveiro Neto, coordenador dos cursos de Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em seguida, o grupo visitou a Feira, inclusive o estande interno da FADEP, onde estão sendo apresentadas tecnologias voltadas à área da saúde.

Na oficina, olhares atentos para as explicações sobre o uso do WhatsApp e redes sociais, especialmente diante de dúvidas sobre como procurar pessoas e fazer amizades online. A coordenadora da Unati, professora Ma. Graziela Scopel Borges, conta que o público do projeto tem verdadeira “paixão” por tecnologia. “O perfil dos idosos que estão na Unati gosta de conhecimento e de pesquisa, pois eles têm muita curiosidade, querem interagir. Quanto às tecnologias para a terceira idade, muitos têm interesse a soluções voltadas ao bem-estar e saúde”, contou.

Atualmente, a Unati – projeto desenvolvido pela FADEP, juntamente com a Prefeitura de Pato Branco – conta com aproximadamente 150 idosos, que participam de aulas teóricas, em que há a participação dos cursos de graduação para o desenvolvimento das atividades, acadêmicos, professores e convidados externos, além de atividades físicas. Há, ainda, momentos de recreação, passeios e celebrações. “O objetivo é fortalecer o vínculo social e afetivo do idoso, a partir do conhecimento, e promover a qualidade de vida para a terceira idade”, pontuou Graziela.

FADEP na Inventum

Com dois espaços, na área interna e externa, a programação da FADEP na Inventum 2019 conta com mais de 50 atividades e atrações, a partir da integração entre os cursos de graduação ofertados pela Instituição, nas mais diversas áreas do conhecimento. Destaque, ainda, para as soluções tecnológicas voltadas à área da Saúde, que acompanham a postura da Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil, o qual a FADEP faz parte.

A programação completa da FADEP na Inventum 2019 segue até quarta-feira (13/11) e pode ser conferida em: https://www.fadep.br/fadepnainventum. A Inventum é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com entidades parceiras.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.