Notícia

Inventum 2019: Direito promove TEDs sobre atuação jurídica e tecnologias da informação

Publicado dia 12/11/2019 às 08:24

A programação da Faculdade de Pato Branco (FADEP) na IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019, contou na tarde desta segunda-feira (11/11) com uma atividade organizada pelo curso de Direito, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): os “TEDs do Direito”.

Na ocasião, acadêmicos que estagiam no NPJ apresentaram quatro TEDs: responsabilidade de grupo administrador de whatsapp; como a Internet e as redes sociais contribuem para a prática de divulgação dos crimes de pornografia; fraudes através de aplicativos de banco; direito autoral e a proteção ao programa de computadores.

Para a coordenadora do curso de Direito da FADEP, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, temas ligados ao acesso à informação e às relações estabelecidas nos ambientes digitais, constituem uma importante área jurídica da atualidade. “É importante conectarmos os nossos alunos a temas que abordam a prática jurídica no meio digital, justamente porque a tecnologia impactou todas as áreas do conhecimento e com o Direito não foi diferente, mudou muitos aspectos na forma como trabalhamos, bem como oportunizou outros formatos de provas, em que o profissional precisa saber o que, de fato, pode ser inserido em um processo e de que forma podemos atuar para que o acesso às tecnologias de informação seja, cada vez mais, democrático, inibindo fraudes e a utilização errônea desses mecanismos, primando pela justiça e pelo bem-estar social”, disse.

A coordenadora do NPJ, professora Ma. Anelicia Verônica Bombana Consoli, enfatiza a representatividade da experiência para os acadêmicos. “A participação dos nossos alunos na Inventum, oportuniza o contato com a comunidade e a integração acadêmica, uma vez que eles pesquisaram as temáticas e organizaram suas falas no formato de TEDs, atendendo a linguagem e o perfil do público da Feira. Esses momentos contribuem na formação dos nossos acadêmicos, pois estimulam a socialização e a verbalização, aptidões essenciais para quem deseja atuar no meio jurídico”, avaliou.

FADEP e OAB

Durante a Inventum, a FADEP sediará duas palestras promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nesta terça-feira (12/11), às 19h30, o tema será “Lei Geral de Proteção de Dados”, com o Dr. Rafael Reis. Na quarta-feira (13/11), às 19h30, será a vez da palestra “Direito para Startups”, com o Dr. Rhodrigo Deda Gomes.

“Somos parceiros da OAB que, durante a Inventum, está trazendo uma programação diversificada, abordando diversos aspectos da atuação jurídica voltada ao meio digital.  Por isso, incentivamos a participação dos nossos acadêmicos, por entendermos que este é um momento único, de contato e troca de experiências com profissionais renomados. Essa parceria, com a OAB, fortalece ainda mais a representatividade do curso de Direito da FADEP no cenário regional”, completa a coordenadora Angélica.

FADEP na Inventum

Com dois espaços, na área interna e externa, a programação da FADEP na Inventum 2019 conta com mais de 50 atividades e atrações, a partir da integração entre os cursos de graduação ofertados pela Instituição, nas mais diversas áreas do conhecimento. Destaque, ainda, para as soluções tecnológicas voltadas à área da Saúde, que acompanham a postura da Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil, o qual a FADEP faz parte.

A programação completa da FADEP na Inventum 2019 segue até quarta-feira (13/11) e pode ser conferida em: https://www.fadep.br/fadepnainventum. A Inventum é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com entidades parceiras.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.