Notícia

Inventum 2019: Propriedade intelectual é tema de palestra realizada no FADEP Square

Publicado dia 14/11/2019 às 01:47

A programação da Faculdade de Pato Branco (FADEP) na IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019, contou com a palestra “Propriedade Intelectual”, ministrada por Jussiane Siqueira, fundadora da Inomap - Inovação em Marcas e Patentes e empreendedora em propriedade intelectual há 19 anos. A palestra aconteceu nesta terça-feira (12/11), sendo promovida pelo Núcleo de Inovação, Empreendedorismo, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização (NIEMAI).

O momento foi voltado a acadêmicos e professores da FADEP, bem como ao público visitante da Feira. Nesse sentido, contribuiu para esclarecer questões ligadas, inclusive, a projetos que nascem no ambiente acadêmico. A partir disso, Jussiane explicou que a propriedade intelectual significa a proteção de um produto industrial ou artístico, o que também pode estar relacionada à indústria criativa, demandando o registro de patentes.

“Estas ideias, produtos ou soluções podem ser inovações artísticas ou industriais. No entanto, quando temos uma ideia, é preciso ter uma busca prévia, inclusive internacional, para saber o que já há no mercado, pois a duplicidade de projetos pode evitar a atuação de uma nova empresa aqui no Brasil. A partir disso, inicia-se o desenvolvimento do produto e a patente, antes mesmo da divulgação no mercado”, explicou. 

Para ela, identificar se não há nenhum produto do gênero, já inserido no mercado ou em desenvolvimento, é uma etapa essencial para a execução de uma ideia. “O pior de tudo é estar desenvolvendo algo que já está no mercado, porque, muitas vezes, já houve o investimento em algo que não é inédito. Essa busca assertiva representa a otimização dos investimentos, evitando a fabricação de algo que já pertence a outra pessoa ou empresa”, salientou.

Nesse sentido, Jussiane evidenciou a importância da etapa de pesquisa e buscas para validação da ideia, bem como a necessidade de orientação especializada para a realização de registros de marcas e patentes. “Há, ainda, a etapa de internacionalização, para identificar mercados potenciais para inserção do produto, o que é possível fazer com consultoria adequada”, disse.

No decorrer do dia, Jussiane atendeu professores e alunos da FADEP, prestando consultorias. Ela é membro do movimento Open Innovation, chapter associate Founder Institute, mentora Inovativa Brasil e membro do grupo Mentores do Brasil.

FADEP na Inventum

Com dois espaços, na área interna e externa, a programação da FADEP na Inventum 2019 contou com mais de 50 atividades e atrações, a partir da integração entre os cursos de graduação ofertados pela Instituição, nas mais diversas áreas do conhecimento. Destaque, ainda, para as soluções tecnológicas voltadas à área da Saúde, que acompanharam a postura da Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil, o qual a FADEP faz parte.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Entrevista e fotos: Clara Rampi, acadêmica do 4º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.