Notícia

FADEP e Pato Basquete lançam convênio para desenvolver categorias de base

Publicado dia 15/08/2019 às 07:54

A Faculdade de Pato Branco (FADEP) viveu o clima das grandes partidas de basquete na noite desta quarta-feira (14/08), ao receber o time adulto do Pato Basquete, atletas que disputam a Liga Nacional e representarão Pato Branco e região no Novo Basquete Brasil (NBB). A visita da equipe e diretoria do Pato Basquete ocorreu no lançamento do convênio com a FADEP, que a partir de agora realizará um trabalho multidisciplinar focado no desenvolvimento das categorias de base do Pato Basquete. Para isso, todos os cursos da Instituição atuarão juntos, de forma integrada, em um projeto inovador voltado ao futuro do esporte regional.

A Diretora Geral da FADEP, Kelen Beatris Lessa Mânica, enfatizou o caráter multidisciplinar do projeto. “O nosso convênio, nesse momento, é com as categorias de base do Pato Basquete. Ainda veremos esses meninos num time profissional e, talvez, muitos deles, que não teriam essa oportunidade sem o nosso apoio, poderão representar a cidade de Pato Branco e região em campeonatos nacionais. Essa iniciativa também será um campo de estágio para os nossos acadêmicos, que além de serem despertados para o lado humano do Esporte, também terão a experiência profissional humanizada”, destacou.

A Diretora Acadêmica da FADEP, Ornella Bertuol, enfatizou que nos quase 20 anos de história educacional da Instituição, o Esporte sempre foi uma das áreas mais atuantes da Faculdade. “Ousamos dizer que a realidade do Esporte e da Educação regional se modificou muito com a inserção dos nossos egressos e, ao mesmo tempo, sempre estivemos ligados a projetos de desenvolvimento do Esporte, com uma responsabilidade social atuante. Vemos esse projeto, com as escolinhas de base do Pato Basquete, nessa perspectiva de desenvolver talentos, de olhar para o futuro e propiciar para as crianças da nossa região uma outra possibilidade. Sabemos que temos muitos talentos aí e a nossa ideia é, através dos nossos cursos, despontar e poder modificar a realidade do Esporte, mas também a realidade de muitas famílias aqui da nossa região”, enfatizou.

O presidente do Pato Basquete, Marcelo Pastorello, destacou a importância de desenvolver um trabalho voltado às categorias de base. “Desde o início, quando se propôs empreender com o nosso projeto, uma das premissas era termos a base. Ter as escolinhas, as categorias de base, o time de desenvolvimento, que vai abastecer o time adulto, o time profissional. Esse convênio entre FADEP e o Pato Basquete vai crescer, tanto para as categorias de base, como para a Liga de Desenvolvimento a partir do ano que vem. Isso ficará de legado para a comunidade”, pontuou.

Para a coordenadora dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da FADEP, professora Dra. Fernanda Hernandes Figueira, a parceria entre a FADEP e o Pato Basquete será uma excelente oportunidade para o desenvolvimento dos acadêmicos. “Os projetos sociais do Pato Basquete podem favorecer muito os nossos acadêmicos, com a formação de profissionais capazes de transformar a sociedade, principalmente transformar as crianças e esses espaços sociais de maior vulnerabilidade, que é o que a gente mais espera da formação acadêmica, utilizando o Esporte como método para esse desenvolvimento social”, ressaltou.

Na prática, as categorias de base do Pato Basquete terão à disposição a infraestrutura da FADEP, além do acompanhamento de alunos e professores dos cursos ofertados pela Instituição. As atividades iniciarão com a equipe Sub 17. A proposta prevê, ainda, a criação de um núcleo de iniciação esportiva, com moradores que residem nas proximidades da FADEP, no Bairro Fraron, envolvendo crianças a partir dos 9 anos de idade.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.