Notícia

Alunos de Medicina da FADEP recebem intercambista da Universidade de Viena

Publicado dia 15/08/2019 às 08:35

Nesta quarta-feira (14/08), o 5º período do curso de Medicina da Faculdade de Pato Branco (FADEP) recebeu a visita da intercambista Sophie Kunzmann, estudante de Medicina da Universidade de Viena (University of Vienna), na Áustria. A visita – mediada pela professora Dra. Juliana Oliveira Rangel e pela pato-branquense Odilete Rotava Herget – integrou as ações de internacionalização desenvolvidas pela FADEP e, neste caso, contou com a parceria do Rotary Club de Pato Branco Alvorecer.

Sophie está em Pato Branco desde o dia 06 de agosto e permanecerá na cidade até 05 de setembro. Seu intercâmbio ocorre por meio do Programa Novas Gerações, do Rotary International, voltado ao intercâmbio de pessoas com até 30 anos, formandas ou recém-formadas.

Durante o mês que estará em Pato Branco, Sophie, que está no 6º ano do curso de Medicina, conhecerá a prática médica do Brasil, acompanhando profissionais médicos em atendimentos e procedimentos cirúrgicos realizados em hospitais da cidade. Para ela, o contato com acadêmicos brasileiros, neste caso os alunos da FADEP, caracteriza-se enquanto uma experiência enriquecedora. 

“É muito bom conversar com estudantes brasileiros e conhecer como eles aprendem, pois é interessante conhecer a Medicina em outros países, viver realidades diferentes da Europa, como no caso de Pato Branco, que me chamou atenção pela Medicina de qualidade”, disse Sophie, que durante cerca de uma hora respondeu perguntas e compartilhou curiosidades com os alunos da FADEP.

Ela está hospedada na residência da família de Odilete Rotava Herget, do Rotary Club de Pato Branco Alvorecer. “Acredito que essa troca de experiências é fundamental, tanto para quem é estudante, quanto para profissionais formados, pois nesses momentos é possível conhecer novos modelos de ensino, sistemas de saúde dos países visitados, contribuindo para o desenvolvimento humano e social”, avalia Odilete, que compartilhou, ainda, a experiência da filha, Amanda Rotava Herget, estudante de Medicina em Maringá (PR) e que também participou de um intercâmbio do gênero.

A diretora Acadêmica da FADEP, Ornella Bertuol, pontua que a Instituição está desenvolvendo diversas ações voltadas à internacionalização, em que o relacionamento dos alunos e docentes com intercambistas de outros países é uma das tratativas para troca de experiências e enriquecimento da comunidade acadêmica.

“Agradecemos ao Rotary Club de Pato Branco Alvorecer e à Odilete pela oportunidade oferecida aos nossos alunos em conhecer a Sophie e suas experiências. Certamente, foi um momento inspirador para os nossos acadêmicos”, enalteceu Ornella, lembrando que as práticas de internacionalização realizadas pela FADEP integram as ações do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização (NIEMAI).

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.