Notícia

Acadêmicos de Administração apresentam trabalhos do Projeto Integrador de Marketing e reúnem empresários

Publicado dia 18/06/2019 às 01:59

Na última sexta-feira (14), o terceiro período do curso de Administração da Faculdade de Pato Branco (FADEP) realizou as apresentações de encerramento da disciplina de Projeto Integrador de Marketing, reunindo professores, acadêmicos, familiares e empresários, para a concretude da atividade que representou a integração entre a teoria e prática, uma vez que os alunos atenderam empresas atuantes no mercado, associando o conteúdo aprendido em sala e aula à realidade pertinente a vários segmentos da economia local e regional.

O coordenador do curso de Administração da FADEP, professor Me. Ronaldo Bieber, explica que, no decorrer do curso, são cinco disciplinas de Projeto Integrador, cada uma abordando um segmento diferente. Esta, no terceiro período, é a primeira delas, focada na área de Marketing.

“A relação dos acadêmicos de Administração com a comunidade e com a iniciativa privada é fundamental, pois eles estão sendo preparados para atuarem nesses ambientes, desde os primeiros períodos da graduação, o que contribuirá na formação acadêmica e na transição desses alunos, no decorrer do curso, o que também reflete no desenvolvimento local e regional, pois as empresas atendidas acabam sendo beneficiadas”, avalia Ronaldo.

O professor responsável pela disciplina de Projeto Integrador de Marketing, Me. Guilherme Wittmann, pontua que durante este semestre letivo, os alunos foram divididos em grupos, identificaram organizações e empresas privadas, realizando o diagnóstico de marketing e, a partir disso, elaboraram estratégias de divulgação e posicionamento, internas e externas, voltadas ao desenvolvimento das empresas.

A concretude da atividade ganhou ainda mais representatividade, uma vez que os empresários foram convidados a assistir as apresentações, confirmando o trabalho como sendo uma prática de ensino, pesquisa e extensão. “A grande aprendizagem é envolver a teoria para a prática, resultando em estratégias voltadas a empresas e para empresários de diferentes setores. Dessa forma, muito do que se abordou em sala de aula, passa a fazer sentido, especialmente quando os alunos vão a campo e vivenciam a realidade do mercado”, reforça o professor Guilherme.

A acadêmica Jaqueline Ozelame, 21 anos, destaca a representatividade da vivência junto ao mercado. “Essa experiência foi incrível, pudemos conhecer outros patamares, fomos para dentro da empresa e aprendemos ainda mais, conquistando novos horizontes. Esse trabalho representou novas oportunidades, para mim e para o meu grupo. Conhecemos pessoas e vivenciamos a realidade das empresas, muito antes de concluirmos a formação. Por esses e outros motivos, me apaixono pela área de Administração cada vez mais”, disse.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.