Notícia

Curso de Educação Física demonstra criatividade ao explorar diversidade de ritmos em Mostra de Dança

Publicado dia 18/06/2019 às 07:14

Na noite da última quinta-feira (13/06), aconteceu a XV Mostra de Dança da Faculdade de Pato Branco (FADEP), com o espetáculo "Emotion Dance", realizado pelo terceiro período de Educação Física Bacharelado, na disciplina de Dança e Expressão, ministrada pela professora Ma. Micheli Aline Duarte. O evento foi gratuito e aberto ao público.

Na ocasião, o curso de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, apresentou 8 coreografias inéditas no evento, que acontece anualmente. Destaque para a diversidade de ritmos, conforme destaca a professora Ma. Micheli Aline Duarte. “A Mostra de Dança objetiva explicitar a produção em dança, em todas as etapas de desenvolvimento, valorizando a criatividade dos acadêmicos, enfatizando a diversidade de linguagens e perspectivas de criação e pesquisas nas produções coreográficas, o que nos permite explorar um mundo de possibilidades em relação às emoções e expressividade que contemplam o mundo da dança”, avalia a docente.

Para a professora Micheli, o evento contribui significativamente na formação dos acadêmicos de Educação Física. “O espetáculo da Mostra de Dança avalia as habilidades e a criatividade dos acadêmicos, por meio da apresentação e organização de coreografias, enfatizando domínios técnicos e artísticos, além das criações, a postura diante dos desafios, as referências entre vivências coletivas e individuais, aprendizado que reflete na profissão, indo além da estruturação do evento”, pontua.

Micheli reforça as contribuições e benefícios que a dança representa diante do processo de ensino-aprendizagem. “Nos referimos à qualidade de vida, saúde,  bem-estar, bem como ao desenvolvimento humano e suas potencialidades. Nesse contexto, a dança é a arte que utiliza o corpo em movimento como meio de expressão, criação e comunicação. Ela é capaz de liberar sentimentos, emoções e, principalmente, refletir manifestações culturais, transformando-se em linguagem social, transformando e oportunizando crescentes mudanças nos aspectos pessoais, físicos, emocionais, profissionais, pois possibilita o processo criativo, a autonomia, a liberdade do indivíduo, além da ampliação das percepções corporais”, destaca a professora. 

Na Mostra de Dança, os alunos foram avaliados da seguinte forma: organização; figurinos; cooperação; colaboração; ensaios; pontualidade; assiduidade; desenvolvimento da coreografia; organização dos grupos; educação, respeito; e flexibilidade diante dos desafios da construção do conhecimento. Na execução nas coreografias, foram considerados: técnica de execução; sincronismo; transições e formações coordenadas; exploração do espaço; intensidade da coreografia. Nas atribuições artísticas, os critérios foram: componentes artísticos da coreografia; complexidade coreográfica; originalidade e criatividade; carisma e expressão; apresentação.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Maria Clara Guarneri, Maysa Cordeiro e Rafaela Rodrigues Suzin, acadêmicas do 1º período de Publicidade e Propaganda.