Notícia

Comitê de Ética do UNIDEP obtém registro na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Publicado dia 18/12/2019 às 11:13

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) obteve o registro na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A conquista foi anunciada no dia 05 de dezembro e, agora, o UNIDEP tem autonomia nas avaliações de pesquisas que envolvam seres humanos e pode avaliar, inclusive, trabalhos de membros da comunidade externa, pesquisadores e outras Instituições de Ensino Superior (IES) da região.

A coordenadora do CEP do UNIDEP, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, explica que a Conep avalia vários documentos comprobatórios, para certificar-se sobre a atuação da Instituição junto ao Ministério da Educação (MEC). São consideradas, ainda, as atividades do CEP na unidade, incluindo infraestrutura, doutores docentes, regimento interno, membros (inclusive representantes da comunidade externa), entre outros. “Após a fase documental e registro de evidências com fotos, estando aptos, passamos a fazer uma capacitação dos membros, reconhecendo as normativas e resoluções da Conep, bem como para proceder a apreciação de projetos de pesquisa”, pontua Christiana.

Para a professora Christiana, a institucionalização da pesquisa enquanto prática docente e discente oportuniza avanços significativos para o Centro Universitário, bem como para alunos e professores, em que o registro da Conep confirma este avanço. “A pesquisa aproxima o conhecimento da prática, assim como abre novas oportunidades, independente da área a ser pesquisada. Trabalhar e estudar no empirismo já não cabe aos dias de hoje. A pesquisa permite que novas técnicas sejam replicadas de forma clara, podendo, principalmente, beneficiar a sociedade”, enfatiza.

Atuação do CEP

Cabe ao Comitê de Ética em Pesquisa a apreciação de projetos encaminhados por alunos, docentes e comunidade externa. “O Comitê regulamenta etapas importantes da pesquisa. Oportuniza aos pesquisadores e à comunidade pesquisada a consulta e obtenção de conhecimento quanto a legislação e garante que todos tenham ciência de que a pesquisa deve trazer benefícios à sociedade, respeitando os princípios básicos da bioética e da condição humana”, completa a professora Christiana. O atendimento e os trabalhos do CEP do UNIDEP retornam no dia 13 de janeiro, após o período de recesso institucional.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP.