Notícia

Inventum 2019: Engenharia Civil da FADEP vence competição de Pontes de Macarrão

Publicado dia 19/11/2019 às 06:21

Na programação da IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019, realizada de 08 a 13 de novembro, a Faculdade de Pato Branco (FADEP) foi campeã da competição de Pontes de Macarrão, em que o curso de Engenharia Civil conquistou os 1º, 2º e 4º lugares. As estruturas aguentaram, respectivamente, 226 kg, 208 kg e 150 kg. Tradição na Inventum, a competição tem, como principal objetivo, fazer com que acadêmicos desenvolvam pontes feitas somente com macarrão e cola, aplicando, dessa forma, alguns conceitos teóricos que são estudados na graduação.

O principal item avaliado foi a carga que a ponte resiste, bem como a sua massa. Nesse sentido, conforme explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da FADEP, professor Me. Tobias Jun Shimosaka, o valor considerado para pontuação, foi a razão entre a carga que a ponte resiste pela sua massa.

Participaram alunos e professores dos 4º, 6º, 8º e 10º períodos do curso de Engenharia Civil da FADEP, o que oportunizou uma experiência interdisciplinar. “Diretamente, as disciplinas da área de estruturas foram envolvidas, tais como Mecânica Aplicada, Resistência dos Materiais e Teoria das Estruturas. Porém, indiretamente, outras habilidades que um engenheiro precisa foram abordadas, como trabalho em equipe, gerenciamento do tempo para desenvolver e entregar o projeto, este que acabou sendo complexo e exaustivo. Enfim, foi possível identificar uma interdisciplinaridade grande com a confecção das pontes”, avalia Tobias.

Tobias enfatiza o desempenho do curso na competição. “O principal sentimento é de alegria pelos nossos alunos, e um orgulho muito grande, pois eles demonstraram dedicação e união na elaboração da ponte. O nosso desempenho confirma a seriedade do curso, que se preocupa sempre com a qualidade dos profissionais que, futuramente, serão inseridos no mercado de trabalho regional”, destaca o coordenador.

Ao todo, 30 equipes participaram da competição, que reuniu estudantes de Instituições de Ensino Superior de toda a região. A FADEP, Faculdade Mater Dei e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conduziram a organização.

Confira a classificação principal:

1º lugar – 226 kg – FADEP, equipe “Batman”

2º lugar – 208 kg - FADEP, equipe “Tudo por um ponto”

3º lugar – 194 kg – Unipar, equipe “One ton”

4º lugar – 150 kg – FADEP, equipe “À espera de um milagre”.


------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.